Apesar da recuperação do PIB no ano passado e de sinalizações positivas como a existência, aqui no Paraná, de 9 mil vagas de trabalho nas agências do governo, a Bolsa entra em baixa sob a perspectiva de estagnação agravada pela guerra e suas consequências econômicas e sociais. Entra aí o efeito bumerangue na sequela das sanções contra a Rússia. A dependência do petróleo e do gás russos pela Europa, como dos fertilizantes pelo Brasil, expõe essas vulnerabilidades.

Front

Casos novos de Covid, desde início de março, caem quatro vezes em relação à pandemia. Entre sábado e domingo no país tivemos 219 mortos e 15.961 infecções em 24 horas, no Paraná 3 óbitos e menos de mil infecções. Rio de Janeiro abole a máscara em recintos fechados e há tendência de outras unidades federativas entrarem na onda. Sanitaristas sustentam restrições. No futebol na tevê se percebe que ingleses não dão bola para a exigência, o que é ritual obrigatório entre espanhóis. No Paraná, as autoridades sanitárias descartaram a flexibilização intentada com relação às máscaras.

Palanque

Moro perdeu seu palanque em São Paulo com a desistência de Arthur do Val, hoje alvo de cassação pela grosseria que falou sobre as mulheres da Ucrânia. Como seu mentor maior é Alvaro Dias, dá para lembrar que esse ,quando candidato presidencial, não tinha palanque em lugar nenhum e deu aquele vexame, embora os antecedentes do ex-juiz constituam uma legenda que a poucos é concedida como deflagrador da maior campanha, até hoje na história do país, contra a corrupção e a impunidade.

Nuclear

Agora que usinas nucleares, entre elas a maior da Europa, foram ocupadas pelos russos, há o alerta do Irã de que o acordo na área atrasa por culpa dos EUA. Além disso, é preciso levar em conta o fato de Putin ter mantido a sua área nuclear sob extrema atenção, em prontidão, como se falou na época. Não bastasse a conquista de Chernobyl houve ainda aquele bombardeio sobre lixo atômico e o atingimento de uma das usinas.

Voto juvenil

Em duas décadas o número de eleitores de 16 a 18 anos é o menos significativo, apesar da força dos institucionais da Justiça Eleitoral, que não tem voltado para esse objetivo específico sua campanha, mais direcionada à higidez da urna eletrônica.

Lula com filtro

A ida de Geraldo Alckmin para o PSB é o sinal forte de que será mesmo o vice da chapa de Lula. Além disso, procurou o partido montar núcleos evangélicos em 21 estados. Mais um pouco e o processo de pasteurização "endireita" o tido como esquerdista.

Vestiba

Com questões relacionadas à mulher moderna como destaque da prova, o vestibular em Londrina acolheu mais de 15 mil estudantes em fase única, observando extremo rigor nos protocolos sanitários. A abstenção de 30% dos candidatos foi tida como normal.

Renda

A renda declarada pelos brazucas sobre lucros e dividendos subiu R$ 384,3 bilhões em 2020, quando paradoxalmente em função da pandemia houve a perda de milhões de postos de trabalho e consequentemente corte de salários. Esse desempenho é 7% maior que o declarado nessa fonte em 2019. Coisas do sistema. Pouco depois de Bolsonaro voltar a condenar a política de preços da Petrobras, as ações da estatal caíram 4%. Por sinal, com a partilha de R$ 101,4 bi ganhou a condição de "vaca leiteira" como pagadora de dividendos.

Folclore

Falou-se muito nas sanções aplicadas à Rússia, mas o presidente da Ucrânia lembrou que tanto os Estados Unidos como a União Europeia continuavam a comprar gás e petróleo do invasor. Na última quinta senadores americanos apresentaram a proposta, todavia olhada com temor pelos governos no aumento ainda maior do preço da energia. Sanção com força de um Sansão, como se exige na guerra, tem efeitos descontrolados. Remédio, enfim, que pode mandar o paciente para o espaço.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.