Nessa roda gigante que é o futebol, você fica por algum tempo lá em cima e, de repente, despenca. É o caso do Londrina. Por 12 vezes ficou no bloco mais cobiçado, o G-4, numa verdadeira lua de mel. Fechada a 17ª rodada, a dura realidade: 9º lugar, quatro do Sport, quarto colocado com 29. E agora, José? Com a saída do Alemão, Claudio Aparecido Tencati terá pouco tempo para conhecer o elenco. Serão três partidas em uma semana. Neste sábado (24), no Estádio do Café, diante do São Bento (penúltimo colocado), na terça-feira (27), em Campinas, contra o Guarani (último lugar), e no dia 31, vai receber o CRB já pela primeira rodada do segundo turno. Nove pontos, que se forem conquistados, recolocam o Tubarão entre os primeiros. O gestor Sérgio Malucelli anuncia reforços e acredita que em 2020 o LEC estará na Série A.

Hora de reagir

Antes da Copa América, oito jogos e 16 pontos conquistados. Depois da Copa, nove jogos e apenas nove pontos. É preciso levar em consideração a quantidade de jogadores machucados, além de suspensões. Com as saídas de Augusto, Marcondes, Anderson Leite (esse fez muita falta), Paulinho Mocelin e Dagoberto (nem sombra daquele artilheiro de 2018), o resultado não poderia ser outro.

Ano a ano

Depois da 17ª rodada, a situação do Londrina era a seguinte:

2016 – 6º com 25 pontos

2017 – 6º com 27

2018 – 15º com 20

Mandante

O Londrina é o 5º colocado com 17 pontos conquistados, sendo cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou 12 gols e sofreu 6, com 70% de aproveitamento.

Visitante

O São Bento é o 18º com quatro pontos, uma vitoria, um empate e seis derrotas. Marcou 10 gols e sofreu 15. Aproveitamento de 16%. Nos últimos quatro jogos do time sorocabano, uma vitória, dois empates e e uma derrota.

Duas vitórias

Londrina e São Bento estiveram frente a frente na Série B do ano passado. No turno, em Sorocaba, Londrina 1 x 0, gol de Dudu. Daquele time, apenas Germano e Safira permanecem. No segundo turno, no Café, Londrina 2 a 1, gols de Felipe Marques e Dagoberto (pênalti). O LEC: Alan, Lucas Ramon, Dirceu, Lucas Costa e Sávio; João Paulo, Jardel e Higor Leite (Dudu); Paulinho Mocelin (Thiago Ribeiro), Dagoberto (Carlos Henrique) e Felipe Marques.

Parabéns, Alemão!!!

A cultura do futebol brasileiro é essa: ao invés de trocar toda a orquestra, demite-se o maestro. Alemão é uma das boas revelações da área e ainda fará muito sucesso como treinador. Durante 12 vezes o LEC permaneceu no G-4, graças a ele. Nada de crucificá-lo. Quando o DM lotou, não havia peças de reposição à altura. O gestor sabe que precisa qualificar o elenco. Todo respeito ao Alemão.