Apesar das mancadas contra Operário, Oeste e, principalmente, contra o América-MG, não dá para afirmar que a campanha não é boa. É sim. Nas 14 rodadas, o Londrina ficou 11 vezes no G4. E nesta 15ª rodada ainda permanece na terceira posição com 24 pontos. Mas pode perder algumas posições, já que quatro equipes (Botafogo, Coritiba, Paraná e Sport) jogam no complemento da rodada. Até agora, o LEC ficou uma vez em 1º lugar, sete vezes em 3º e três vezes em 4º.

Melhorar fora de casa

Nas quatro partidas como visitante antes da Copa América, o Londrina disputou 12 pontos e ganhou sete. Depois da Copa, mais quatro jogos e apenas um ponto ganho. Para fechar o primeiro turno, mais duas partidas fora: Botafogo e Guarani.

Antes e depois

Conferindo a posição dos quatro times paranaenses antes da Copa América e hoje. O Londrina era o 3º colocado com 16 pontos e permanece na mesma posição com 24 pontos. O Paraná Clube era o 7º com 13 pontos e hoje permanece na mesma colocação com 23 pontos. O Coritiba estava em 9º com 12 pontos e hoje é o 6º com 23. Já, o Operário, que estava em 17º lugar com sete pontos hoje tem 18 em 12º.

Não repetir os erros

Nos últimos três anos na Série B o Londrina sempre bateu na trave. Em 2016, por exemplo, faltaram três pontos para o acesso, culpa dos dez pontos perdidos para times da zona de rebaixamento. Em 2017, a diferença foi de apenas dois pontos do G4 e perda

de dez pontos para equipes da ZR. Ano passado, faltaram cinco pontos. E 15 pontos perdidos para equipes que acabaram sendo rebaixadas para a Série C. Ainda não aprenderam a lição?

Germano faz falta

Ainda tem torcedor que critica o capitão. Mas, quando ele não joga, o time perde a referência no meio campo. Aliás, o Londrina tem dez volantes, hoje chamados de meias defensivos. Quando Germano e Anderson Leite não jogam, é um Deus nos acuda.

E tem o Matheus Bertoto, de bom nível técnico. Tem dois garotos que o Alemão não pode desprezar: Pedro Cacho e Matheus Bianqui. Bem melhores do que alguns que jogaram contra o América.

E o Caculé?

O torcedor pergunta: por que o Arthur Caculé não é aproveitado? Quando jogou como meia-atacante, marcou gols. Tem habilidade, visão de jogo. Uma boa opção.