Passados os eventos festivos do início do ano, o Carnaval, é hora de voltar ou começar a pensar nos nossos planos e desejos. O despertar de um novo período nos leva a reflexões sobre nossa vida e tudo o que nos cerca. É o momento simbólico e clássico de perguntas que nos fazem parar para pensar sobre ações passadas e desejos futuros. É a hora oportuna de fazer o planejamento para um novo ciclo, sem deixar de olhar para trás e entender porque alguns sonhos não saem do papel, não são vividos, não são experienciados. É que para algumas mudanças e realizações precisamos ir mais fundo, buscar novos entendimentos e ter em mente qual o nosso propósito de vida. Você sabe qual é o seu?

Tudo começa pelo autoconhecimento, buscando compreender quem realmente você é e o que te move. Quando determino quem eu sou, quando sei do meu propósito, eu sei também como e onde quero chegar. Para isso torna-se inevitável refletir e se conhecer plenamente, sem fugir de algumas questões: Por que eu existo? Para que eu fui feito? Por que estou aqui na terra? Quais são minhas habilidades? Qual a minha essência e as minhas qualidades? Tudo isso nos leva ao nosso propósito de vida, que por sua vez orienta toda a nossa existência e reflete na nossa vida pessoal e profissional, afetiva, com familiares e amigos.

Se você não sabe qual é o seu propósito de vida, o que te põe em movimento e em ação, qualquer caminho pode ser caminhado, qualquer pessoa serve para estar ao seu lado, qualquer vida basta para ser vivida. Consciente e com entendimento sobre sua existência, você passa a moldar sua vida para viver o seu propósito. A partir do momento que começa a identificar porque você existe, os seus passos são alinhados para seguir o seu propósito. Você caminha para ajustar sua vida pessoal e profissional para viver uma nova história.

A maioria das pessoas acha difícil responder qual é o seu propósito de vida. Mas elas estão olhando para dentro, apenas para dentro de si, e assim é difícil mesmo encontrar respostas para tantas questões. É preciso olhar para o próximo e ver como seus dons e talentos podem estar a serviço dos outros. Porque o propósito tem a ver com o próximo e não apenas com você. Tem relação sobre seus dons, suas habilidades, sua capacidade. E cada um de nós temos dons únicos porque somos únicos.

Quando sabemos nossa origem, nossos valores, nossas habilidades, conseguimos enxergar o próprio potencial e de que forma podemos contribuir com o mundo, com as pessoas, com as empresas. É um crescimento pessoal incrível, que ecoa ao nosso redor. Em posse do seu propósito de vida, é visível mudanças na forma como as pessoas se relacionam e na autoconfiança para lidar com os desafios do trabalho e também na vida pessoal.

O mundo, incluindo aí o ambiente corporativo, está cada vez mais carente de pessoas que façam a diferença, que sejam a diferença. Aproveite o início deste novo período, deste novo ciclo e reflita sobre seu propósito de vida, coloque-o em prática, deixe a sua marca.

ALEXANDRE GUIMARÃES, empresário e palestrante

■ Os ar­ti­gos de­vem con­ter da­dos do au­tor e ter no má­xi­mo 3.800 ca­rac­te­res e no mí­ni­mo 1.500 ca­rac­te­res. Os ar­ti­gos pu­bli­ca­dos não re­fle­tem ne­ces­sa­ria­men­te a opi­nião do jor­nal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br