Eis que na noite da primeira quarta-feira (06) de dezembro deste ano da graça de 2023 acontece a pogada inicial da turnê mundial da banda londriníssima NIC Vigarista. O show “Aula Punk” vai lotar o auditório do SESC Cadeião em Londrina a partir das 19h30 (Rua Sergipe nº52). Vênus então estará em trígono com Saturno – não tenho a mínima ideia do que isso significa, mas a gente paga internet é pra isso mesmo: recorrer a um motor de busca pra fazer firula e ficar bonito.

O NIC Vigarista é um power trio hiperpunk formado por uma tríade maior com sétima aumentada de professores do curso de comunicação da UEL: Fábio Silveira na bateria e vocais, André Azevedo da Fonseca na guitarra e vocais e Beto Klein no baixo e vocais também. Haverá choro e ranger de dentes entre os doze semitons da escala diatônica.

O nome da banda vem do código das disciplinas da área de comunicação na UEL, onde os três dão aulas. Ao código NIC o power trio adicionou a referência vespertina dos desenhos animados da época da TV Coroados e da Emulsão Scott de Óleo de Fígado de Bacalhau, o nome do vilão ingênuo Dick Vigarista que estrelava simultaneamente dois grandes sucessos , A Corrida Maluca e a A Esquadrilha Abutre. Sim, o intrépido power trio já deu uma considerável quantidade de voltas completas ao redor do astro rei mas não perdeu a vontade de fazer barulho com três acordes e mais de quatro décadas como habitantes da terceira pedra rumo ao sol.

O ingresso é solidário, basta levar algum material escolar novo (caderno, canetas, lápis, etc) e retirar seu ingresso a partir das 18h00 no SAC do SESC Cadeião. A ideia da banda nasceu durante a pandemia e tão logo se tornou possível os encontros presenciais o grupo começou a ensaiar em estúdio. A banda desenvolve um trabalho autoral, André da Fonseca é quem escreve as letras com uma grande dose de humor e crítica social. “Tia Fascista” e “No Fundo Bilionário é Legal” talvez sejam as que mais se enquadram nessa tendência. Ao todo a banda já gravou 12 faixas que compõem seu repertório autoral.

Em paralelo ao show o NIC Vigarista também vai estar nas principais plataformas de streaming com o lançamento de suas primeiras gravações. Uma das faixas que prometem é “Treta de Departamento”, um manifesto gutural contra o tédio e a melancolia das estruturas burocráticas da academia. A receita é simples e por isso mesmo extremamente honesta. São três acordes com uma distorção vulcânica servindo de trampolim para vocais temperados com o fel do desencanto pós-moderno recolhido em tardes de quartas-feiras sob o efeito do mormaço londrinense curtido em salas de reunião departamental.

O baterista Fábio Silveira é figura conhecida no meio jornalístico londrinense. Já passou pelo rádio e foi repórter e comentarista político na TV e também escrevia para o finado Jornal de Londrina. Silveira também mantinha o blog Baixo Clero, que segundo ele pode voltar à ativa talvez em breve. André da Fonseca e Beto Klein são professores de teoria no departamento de Comunicação da UEL. Ambos têm livros publicados em seus currículos com incursões pela ficção e na produção de ensaios e traduções. André também é conhecido pelo seu canal sobre educação no Youtube.

A banda já está em conversação com outros lugares que manifestaram interesse na proposta de suas “aulas” punk. Pelo jeito 2024 vai ser do balacobaco. É o ano do Dragão no horóscopo chinês e segundo o oráculo do Google isso significa que será um tempo de reconciliação e de bonança. Que as “boas vibes” que vêm do oriente pavimentem os caminhos da cena cultural londrinense e assim novas bandas e shows e os cambaus a quatro movimentem a atmosfera gerando muita eletricidade na cidade donde a sola do pé é sempre vermelha.

Não se esqueça de tomar um café na cafeteria do SESC. Beber café em Londrina é sempre uma questão de ritual. É diferente de tomar café em qualquer outro lugar do mundo. Alguma coisa acontece – talvez pelo jeito como ela mexe a colher enquanto o açúcar desaparece no espesso negro do expresso. Vai, toma o primeiro gole e segura um pouco enquanto puxa o ar londrinense. Quando isso acontece em condições adequadas costuma rolar coisas incríveis. É só uma noite de quarta-feira num 6 de dezembro perdido no interior do Paraná, mas é o NIC Vigarista abrindo sua turnê mundial por enquanto de um show só. Por enquanto...

Confira o vídeo "No Fundo Bilionário é Legal"

* Silvio Demetrio é jornalista, professor do curso de Comunicação da UEL e bota a maior fé no power trio de hiperpunk.

* A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.