Tenho visto nas redes sociais e ouvido de alguns torcedores manifestações de raiva com a iminente queda do Londrina para a Série C (é, amigo, se você, como eu, vinha relutando em admitir essa fatalidade, já trabalhe isso na cabeça). A maior parte da indignação está voltada à SM Sports, que afinal de contas é quem manda e desmanda no futebol do Tubarão - pra bem e pra mal.

Muitos a culpam pelo desmanche do time pouco antes ou durante a pausa para a Copa América e, mais ainda, a responsabilizam pelo erro nas contratações de reposição. A demissão do Alemão também é citada como um dos motivos que teriam levado o Londrina a essa derrocada melancólica.

Bem, faltam ainda duas rodadas para o final do campeonato, ou, dependendo do ponto de vista, já faltam duas rodadas. A queda ainda não está matematicamente consolidada, mas se até o técnico Silvinho já fala em milagre, eu é que não vou alimentar aqui falsas esperanças. Aliás, acho que já caí do cavalo ao dizer na coluna anterior que não acreditava no rebaixamento.

Então vamos projetar o futuro na Série C. O que mais me preocupa não é a queda em si, porque amor não acaba. Quem torce para o Londrina vai continuar com ele e pronto. Na terceira, segunda ou na primeira divisão. O que me deixa com a pulga atrás da orelha é que o clube continuará dependente de uma forma única de pensar seu futebol, que é a da SM Sports. E veja só, não vou aqui dar uma de louco e culpar a empresa por esse fracasso da temporada atual. Com a parceria assinada nos fins de 2010, o Londrina cresceu e mudou de patamar, o que já escrevi em outras ocasiões.

O que eu lamento e temo é que o clube continue tendo que se ancorar nesse tipo de modelo de parceria para continuar de pé. Em dez anos de contrato, que termina em 2020, o futebol foi muito bem, obrigado, mas até quando será assim?

Se já há um entendimento com a própria SM de renovar o acordo por mais dois anos, como sinalizou o Felipe Prochet, seria interessante que as duas partes pensassem um modelo em que um não tenha motivo para reclamar do outro em relação a divisão de receitas, atração de público e promoção dos eventos.

LÁGRIMAS

O que será que Paulino Moccelin quis dizer quando insinuou problemas extracampo que teriam afetado o time? Boa semana.