O grande ponto de interrogação que marcou o final da última temporada do Londrina, ante o “mistério” em torno da permanência ou não do gestor Sérgio Malucelli após o rebaixamento para a Série C, saiu de cena. Ele decidiu ficar, ao menos até o final do Paranaense, e ajudar no planejamento do clube para aquele que será o principal objetivo do Tubarão no ano: o retorno à Série B.

Ah sim, já ia me esquecendo que nesta semana, provavelmente na quinta-feira, dia 9, teremos a primeira “decisão” do ano: o julgamento no STJD do recurso movido contra o Figueirense, que no entender dos diretores do Londrina deveria ser punido com o rebaixamento por ter dado um WO na Série B por causa de salários atrasados. Eu já escrevi aqui e repito: por mais que a causa possa ter o seu valor jurídico, seria mais decente o LEC brigar em campo pela vaga perdida. Disputemos a Série C com a dignidade de um mestre-sala, como na música de Aldir Blanc e João Bosco. E ponto. Mas sei, mediante comentários nas redes sociais, que boa parte dos londrinistas considera justo o pleito no tapetão e torce para que a CBF reveja o rebaixamento do clube.

De qualquer forma, o Londrina terá um 2020 desafiador, já que ainda que Malucelli resolva permanecer por aqui até o final do ano, o caminho rumo à independência precisa ser pavimentado. Como será o amanhã sem a SM é uma questão que me interessa muito mais do que o desempenho em campo no Paranaense e na Copa do Brasil, que são as duas primeiras competições da temporada.

E já que estamos abrindo um novo ano, finalizo esta coluna compartilhando uma reflexão que recebi do amigo padre Romão Martins, um palmeirense que só o é por causa do verde da esperança, desejando a você um 2020 acima de tudo suave em tempos de tanto obscurantismo: “O que o ano novo espera de você? Afinal, não é o que 2020 vai trazer. É o que vamos dar a 2020. Não é o que a vida vai fazer conosco. É o que vamos fazer com a vida. Não é o que os dias novos vão nos trazer. É o que vamos trazer de novo aos dias. Não é o que vamos ensinar. É o que vamos aprender. Não é esperar que tudo aconteça. É fazer acontecer. Não é querer entender tudo. É aceitar. Não é sonhar com o que ainda não temos. É fazer de cada dia um sonho para quem quiser e puder sonhar conosco. Pode ser assim 2020?”. Boa semana.