Repetindo a fórmula do ano passado, o Londrina entrou em campo com uma equipe jovem na estreia do Paranaense 2020, sob o comando do treinador Alemão. O time alviceleste - que conta com promessas da base, destaques da Copa São Paulo - sofreu no Café, mas saiu do estádio com os três pontos. Resultado importante para um ano que será marcado pela reestruturação dentro e fora de campo.

A vitória contra o PSTC também é um recomeço para o técnico Alemão, que foi demitido na Série B após um início de campeonato promissor. O treinador tem o desafio de repetir o bom trabalho no Tubarão. Sob condições parecidas em 2019, ele levou o LEC até a reta final do Estadual e, mais do que isso, mostrou um estilo de jogo ofensivo, moderno e vertical.

Resgatar o futebol envolvente depois do rebaixamento para Série C será fundamental em 2020. Velocidade, ofensividade e gols empolgam a torcida, que se orgulha da camisa alviceleste. Além disso, com aquele futebol do segundo semestre de 2019 é impossível retornar para o Brasileiro da Série B. Para conquistar o acesso, o Tubarão vai precisar da filosofia ofensiva de Alemão e também acertar nas contratações, tarefa do ex-jogador Germano, agora diretor de futebol, visando o campeonato nacional.

Enquanto isso, o Paranaense é o laboratório da Série C. Os estaduais se tornaram uma espécie de pré-temporada. Grandes clubes do País utilizam esse período para testar os atletas e para ver como os novos talentos se comportam diante do desafio do futebol profissional. O Londrina quer fazer o mesmo. Com menos recursos provenientes das transmissões de jogos pela TV por causa da queda na Série B, a revelação de atletas e futuras negociações são ainda mais importantes para o caixa do clube. Mas, o ideal é segurar os jovens craques pelo menos até o final do ano. Quem sabe a molecada, campeã sub-19 do Paranaense, tem um papel importante na Série C?

Fora de campo, o Londrina também tem grandes desafios. O ano é de transição. O presidente Felipe Prochet - que voltou a assumir o cargo - terá pela frente o encerramento do contrato com a SM Sports e deve implementar um novo modelo de gestão. Clube-empresa, parcerias com futebol internacional ou outra opções. Em qualquer uma das alternativas, o Londrina precisa planejar o seu futuro sem depender exclusivamente de um gestor.

O que já parece fato consumado é jogar a Série C. A Procuradoria Geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) arquivou a denúncia do LEC contra o Figueirense, por conta do W.O no ano passado, que poderia alterar os rebaixados da última Série B. Melhor assim! O Londrina tem futebol e camisa para retornar dentro de campo e deveria pensar apenas nesta possibilidade daqui pra frente. Boa semana e um bom ano para o Tubarão.