No mundo agitado de hoje, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que parecem ter esquecido de como pequenos gestos de cordialidade, respeito e empatia fazem a diferença na relação com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

Diante desse cenário, algumas empresas até tem retomado práticas que remontam aos anos 1980, como a realização de treinamentos focados em bons modos e etiqueta. A intenção é, como expressou um cliente, “despertar nas pessoas o básico que deixaram de fazer”.

E um tópico que costuma atrair o interesse dos participantes desses cursos é a importância das chamadas "palavras mágicas". Aquelas declarações, simples em sua essência, que têm o poder de criar um ambiente de trabalho mais positivo e harmonioso. Como, por exemplo:

"Por favor" e "Obrigado": Ao solicitar a ajuda ou colaboração de uma outra pessoa, usar "por favor" demonstra que você tem consideração e é alguém cortês. Da mesma forma, expressar gratidão com um sincero "obrigado" reconhece e valoriza o esforço do outro.

"Bom dia", "Boa tarde" e "Boa noite": Saudações amigáveis são sinais universais de respeito e gentileza. Cumprimentar os colegas ou qualquer pessoa ao chegar pela manhã ou ao iniciar uma conversa estabelece uma base para o ambiente leve e acolhedor que buscamos.

"Com licença" e "Desculpe-me": Em situações de interrupção ou passagem por alguém, usar "com licença" mostra consideração pelo espaço e tempo dos outros. E admitir erros com um pedido de desculpas franco pode ajudar a resolver mal-entendidos, além de manter um clima de respeito.

"Posso te ajudar?" e "Como posso ajudar?": Colocar-se à disposição das pessoas com essas expressões também é algo que facilita um bom relacionamento não apenas com colegas, como também com clientes e fornecedores. E é claro, ao oferecer apoio, você ainda fortalece os laços de confiança e camaradagem.

"Você fez um ótimo trabalho" e "Parabéns": Reconhecer o trabalho bem feito desperta a autoestima e a motivação de qualquer pessoa com quem você interage. E, além disso, demonstra o apreço que você tem pela competência do outro.

"Eu confio em você" e "Eu valorizo sua opinião": Manifestar confiança nas habilidades e no julgamento dos outros é outra atitude respeitosa que você pode cultivar nas mais diferentes situações do seu trabalho cotidiano e não vai lhe custar nada.

O que há de comum em todas as palavras mágicas acima é que elas podem ser utilizadas por você durante uma reunião trivial de trabalho, quando for interagir com um subordinado, ao atender um cliente importante, solicitar assistência a um fornecedor ou agradecer alguém que acabou de ajudá-lo. Em resumo: sempre.

Então, que tal praticá-las hoje mesmo?

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

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