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Wellington Moreira - Consultoria Empresarial 5m de leitura

Sete grandes lições da pandemia para o mundo dos negócios

ATUALIZAÇÃO
08 de julho de 2020

Wellington Moreira
AUTOR

Os efeitos do novo coronavírus no mundo dos negócios já são mais do que evidentes. Não dá para pensar que as coisas voltarão a ser como antes, assim que a pandemia for finalmente controlada. Existe uma nova ordem das coisas, apesar de ainda não sabemos bem qual ela é.

Em contrapartida, já existem algumas lições a serem aprendidas:

1) Não basta dominar tudo aquilo que acontece em seu negócio, você precisa entender de negócios. Compreender as inúmeras conexões que afetam o ecossistema de mercado e que nem sempre têm a ver com o nicho específico no qual a sua empresa atua. A maior ameaça aos restaurantes nunca foi o iFood e sim a real possibilidade do isolamento social forçado por conta de uma pandemia. E ninguém sabia disso.

2) A competência tática voltou a ser priorizada. Saíram de cena os planos de longo prazo, substituídos por metas de até 90 dias, que são acompanhadas semanalmente pela alta direção. A maior parte dos CEOs com os quais converso diz que retomarão estratégias robustas apenas quando compreenderem o novo tabuleiro. Ou seja, ainda vai levar algum tempo.

3) O home office veio para ficar. Muitas empresas que olhavam torto para o trabalho remoto até quatro meses atrás, agora já estão pensando em deixar parte do time trabalhando permanentemente direto de casa. E mais: sabem que não existem grandes problemas se contratarem colaboradores que moram do outro lado do mundo.

4) A maior parte dos acordos comerciais no mercado B2B continuarão sendo celebrados sem um aperto de mãos. Em vez de os vendedores voltarem à rotina de viagens, a maior parte deles atenderão os clientes direto do smartphone, como regra. Os encontros presenciais ficam reservados para eventos extraordinários – e olhe lá.

5) A comunicação com o cliente deve promover empatia. Ninguém mais aceita um tom agressivo ou apelativo em campanhas de propaganda, especialmente durante a recessão econômica que vem por aí. A genuína preocupação com o outro deve existir em tudo o que a empresa comunica ao mercado.

6) Ou você digitaliza o seu negócio de verdade ou se torna irrelevante. Independente do mercado em que a companhia atua, não dá mais para jogar todas as fichas no ambiente off-line. E sempre é bom lembrar que isso não se resolve com um site moderninho.

7) Não tente mais fazer as coisas sozinho. Estabeleça parcerias com outras empresas que também compõem o seu ecossistema, na hora de implementar alguma iniciativa arrojada. Inclusive, com concorrentes, se for o caso. A partir de agora, a disposição de compartilhar recursos e trabalhar em rede será crucial para o sucesso de qualquer iniciativa.

Ainda não sabemos quando e quais outras lições virão ao longo dos próximos meses. Mas certamente elas virão, acelerando tendências que esperávamos incorporar somente daqui a cinco ou dez anos. Cabe a cada um de nós a capacidade de identificá-las e adotá-las ao nosso novo modo de conduzir os negócios. E sem demora.

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