| |

Wellington Moreira - Consultoria Empresarial 5m de leitura

Liderança combina mais com ordem ou caos?

ATUALIZAÇÃO
22 de dezembro de 2021

Wellington Moreira
AUTOR

Todos conhecemos o lema da bandeira do Brasil que prega: “Ordem e progresso”. Mas será mesmo possível combinar essas duas virtudes no exercício da liderança?

É quase certo que não. Vários pensadores, entre eles o psicólogo canadense Jordan Peterson, ensinam que um líder que focaliza a maior parte do seu trabalho no ordenamento das coisas tem muita necessidade de segurança e, por conseguinte, fica parado no mesmo lugar. Quem quer progresso busca o caos.

Em algumas circunstâncias, o caos pode desencadear o desespero sim, porém é ele que costuma despertar o potencial criativo que nos faz avançar. Meg Wheatley, na obra Liderança e a Nova Ciência, até ensina: "As coisas que mais tememos nas organizações – flutuações, distúrbios, desequilíbrios – constituem também as fontes primárias da criatividade”.

Em resumo: ordem em excesso sepulta qualquer ideal de grandeza que existe dentro de você, pois a busca pela conformidade gera, com o passar do tempo, a apatia típica de um burocrata. Algo que nada tem a ver com liderança.

É claro que precisamos de um mínimo de ordem nas nossas vidas e não há empresa capaz de sobreviver quando tudo muda a toda hora. Porém, é o senso de urgência despertado pelo caos que promove o tipo de transformação que a sua companhia e a sua carreira verdadeiramente necessitam.

Agora, você pode estar se perguntando: e como aprendemos a lidar com o caos?

Dentro da sua organização, comecem por torná-la mais informal. Kouzes e Posner tocam nesse assunto quando afirmam: "Se você quer que um forte senso de urgência se espalhe pela organização é preciso valorizar a informalidade". Isso explica por que cada vez mais empresas têm abandonado a hierarquia rígida, os trajes cerimoniais e uma série de outros símbolos burocratas.

Já na esfera individual treine o seu apreço pelo desconforto. Inúmeros estudos revelam que passar por situações estressantes não nos deixa doentes e sim o modo como às vezes respondemos aos acontecimentos estressantes.

É verdade que talvez você tenha de se esforçar um pouco mais para assimilar esse tipo de mentalidade. Algumas pessoas realmente parecem enfrentar o caos com maior desenvoltura do que outras por causa de alguns traços natos da sua personalidade. Porém, ainda assim é uma competência que pode ser treinada por todos nós.

E uma dica: você saberá que o seu esforço está dando resultado ao se perceber mais audacioso, exalando aquele tipo de coragem que dificilmente aparecia na época em que focava apenas ordem, ordem e ordem.

Quanto mais você estiver disposto a enfrentar o caos em sua vida, mais oportunidades você terá de se tornar uma pessoa melhor. Quanto menos imprevisível for a sua rotina de trabalho, mais chances surgirão de desenvolver a sua capacidade de liderança.

Pense nisso!

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

wellington@caputconsultoria.com.br

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS