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CONSULTORIA EMPRESARIAL 5m de leitura

FOMO: o medo de ficar de fora

Para quem ocupa papéis de gestão, fenômeno costuma ser um dos principais causadores de decisões que se revelam erradas

ATUALIZAÇÃO
22 de novembro de 2023

Wellington Moreira
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem FOMO: o medo de ficar de fora

No mundo empresarial, o difícil equilíbrio entre agarrar oportunidades e manter o foco naquilo que já foi planejado muitas vezes tem uma explicação: o Fear of Missing Out (FOMO), ou medo de ficar de fora. O fenômeno psicológico que impulsiona pessoas a aderirem a ideias ou tendências simplesmente para não “perder o bonde”.

Para quem ocupa papéis de gestão, o FOMO costuma ser um dos principais causadores de decisões apressadas, investimentos em modas passageiras e demais iniciativas para se manter à frente da concorrência que, tempos depois, se revelam um completo desastre.

Em um cenário onde o tempo e os recursos são valiosos, é crucial que os líderes desenvolvam uma mentalidade empresarial que equalize a disposição para abraçar o novo com a sabedoria de reconhecer o que é relevante de verdade para o sucesso a longo prazo. Afinal, às vezes, perder uma oportunidade agora pode significar ganhar em foco e eficiência.

Alguns exemplos comuns desse fenômeno nas organizações são:

1) Adesão a uma nova metodologia de trabalho só porque está na moda, sem avaliar como ela se alinha aos seus objetivos estratégicos e cultura organizacional. O insucesso de metodologias ágeis como OKR, SCRUM ou Lean em companhias bem-intencionadas é um exemplo disso.

2) Presença em todas as redes sociais. A companhia decide ingressar em qualquer plataforma que vire febre sem analisar que o seu público-alvo está mais concentrado em uma específica e já consolidada, como o LinkedIn ou o Instagram.

3) Investimento em feiras e eventos inúteis. Ao longo de anos, a empresa dirige muito dinheiro para exposições que geram pouquíssimos negócios só porque teme dar espaço para a concorrência e ninguém toca no assunto.

4) Lançamento prematuro de produtos. A empresa oferta uma nova solução ao mercado para não perder a onda de uma forte tendência, porém sem que o produto já esteja totalmente desenvolvido e a recepção negativa dos clientes arranha a reputação da companhia.

Portanto, o FOMO no mundo empresarial tem a ver com sermos capazes de discernir entre o que é uma verdadeira oportunidade de crescimento e o que é apenas o brilho temporário de uma novidade.

A agenda de um grande líder jamais é orientada pelo medo de perder algo que outros estão aproveitando. Não é porque muita gente foi assistir Barbie que você também deve ir ao cinema perder seu tempo (comprovando que o filme realmente é péssimo).

E o mesmo vale para livros, cursos, ideias, metodologias e ferramentas que, apesar de defendidas por muita gente, não servem para a sua companhia.

Pense nisso!

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

wellington@caputconsultoria.com.br

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