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Wellington Moreira - Consultoria Empresarial 5m de leitura

Como lidar com um feedback corretivo

ATUALIZAÇÃO
13 de novembro de 2019

Wellington Moreira
AUTOR

 Um grande número de pessoas se apavora antes de encontros de feedback com o gestor temendo escutar coisas desagradáveis nessas horas. Mas, não participar de reuniões do tipo há algum tempo também costuma levá-las ao entendimento equivocado de que tudo está bem, quando geralmente não está.

Existem algumas tarefas que você certamente cumpre com excelência e elas revelam aonde estão seus pontos fortes. Contudo, não se engane: o desenvolvimento da carreira de qualquer um de nós depende também da capacidade de ajustarmos os comportamentos inadequados. E feedbacks duros vindos de outras pessoas são a melhor forma de descobrirmos aquilo que realmente precisa ser feito de forma diferente no curto prazo.

O problema é que o seu ego não gosta de ser arranhado. Por isso, na hora em que você receber feedbacks corretivos, siga algumas boas práticas. São elas:

 1) Não leve para o lado pessoal nem se mantenha na defensiva. Nessas horas, muita gente prefere a negação, desmerece a pessoa que deu o feedback ou contra-ataca. Em vez disso, escute com atenção aquilo que está sendo dito, peça exemplos e faça perguntas para esclarecer suas dúvidas. Você não está numa sessão de julgamento.

 2) Evite se martirizar. Após receber o feedback duro, lembre-se que frases do tipo “Eu não aprendo nunca..." ou “Essas coisas só acontecem comigo" são totalmente desnecessárias. Também não comece a achar que tudo o que faz está errado. Lembre-se de que a pessoa lhe relatou as impressões dela sobre um comportamento específico que precisa ser ajustado por você.

3) Reflita sobre o seu comportamento. Mesmo que discorde do feedback na hora, é bem provável que, de cabeça fria, você comece a perceber que muito do que foi dito tem fundamento. Geralmente precisamos de um tempo para processar informações que nos causam desconforto. Por isso, quando receber algum feedback corretivo, permita-se uma semana para assimilar de verdade aquilo que ouviu.

 4) Peça a opinião de terceiros. É bom saber se mais alguém enxerga o mesmo tipo de postura que foi relatada por quem lhe deu o feedback. Assim você consegue "fechar o diagnóstico". Mas tome um cuidado: não procure pessoas que habitualmente concordam com tudo o que você diz ou que tenham problemas de relacionamento com quem o corrigiu.

 5) Mude logo o que for necessário. Se durante o feedback você já compreendeu o que precisa fazer de concreto para mudar, então "mãos à obra”. Grandes conversões de rota acontecem quando as pessoas estão bastante motivadas e se sentem fortes o suficiente para ressignificar seus antigos hábitos.

 Da próxima vez que receber um feedback duro de alguém, agradeça essa pessoa. Avaliações honestas são centrais nesses dias caóticos que vivemos, nos quais é praticamente impossível não cometer erros. Como bem ensina o grande Kenneth Blanchard, feedback é o "alimento dos campeões".

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

wellington@caputconsultoria.com.br

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