Não sei se você já sabe disso, mas alguns estudos revelam que uma pessoa leva em torno de sete a dez dias para se desligar do trabalho depois que entra em férias. Ou seja, dependendo do tempo de descanso programado, tem gente que volta à rotina sem uma descompressão mínima, quiçá descansado.

E como nesse período do ano é comum que muitos profissionais tirem algumas semanas de folga – e existem grandes chances de você ser um deles –, seguem algumas dicas que poderão ajudá-lo a aproveitar o seu merecido repouso:

Não deixe pendências. Antes de sair de férias, conclua todas as tarefas críticas a fim de evitar a sensação – tanto sua quanto dos outros – de que algumas coisas ficaram mal resolvidas. E é claro, o que não for prioritário, você executa após o seu retorno.

Entre no modo offline. Desative notificações de e-mails e outros aplicativos profissionais em seu telefone temporariamente, e informe colegas e superiores sobre seus horários de indisponibilidade durante os dias de descanso. Ou, então, é bem provável que continuará “em plantão”.

Deixe um substituto. Se a empresa não entrar em férias coletivas no momento, delegue as tarefas a um colega de confiança que cobrirá a sua ausência. Assim, as coisas continuarão a funcionar minimamente enquanto você estiver fora.

Se possível, viaje. Pode ser para uma praia isolada, um vilarejo que a família quer conhecer ou uma cidade agitada que você adora visitar. O importante é que esse destino se alinhe ao seu desejo de descanso e que o ajude a sair da rotina.

Aproveite o tempo livre para fazer coisas que o agradam. A leitura de um livro, a prática de esportes ou até mesmo explorar uma nova culinária são atividades que costumam criar uma sensação de profundo bem-estar e ainda revigoram o espírito.

Separe um tempo para conversar com você mesmo. Momentos de meditação, caminhadas na natureza em silêncio ou escrever em um diário são formas de você refletir sobre a vida que leva e o que quer buscar dali em diante.

Durma o suficiente para regularizar o seu padrão de sono. Além de se sentir mais disposto durante os dias de descanso, você ainda retornará ao trabalho descansado e com vontade de fazer acontecer.

Fique menos tempo nas redes sociais. As férias não são apenas das atividades profissionais e sim da sua rotina como um todo. Por isso, se você é alguém bastante engajado nas redes, deixe de acompanhá-las durante alguns dias. Os bônus virão.

Portanto, as férias existem para que possamos desfrutar tudo o que a vida nos oferece fora do trabalho. Não é simplesmente uma pausa física e sim o momento no qual podemos aproveitar o tempo livre, cultivar experiências que renovam o espírito e ainda nos preparar para os desafios dos meses seguintes.

Pense nisso!

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]