Antes da pandemia, quando eu recomendava a alguns clientes que implantassem experiências de gestão de pessoas a distância em suas empresas, o olhar de reprovação era quase unânime. Mas isso mudou por motivos óbvios.

Hoje já existe o senso comum de que é possível guiar liderados que trabalhem de qualquer lugar. Afinal, como ensina John Maxwell: "A verdadeira medida de um líder é a sua capacidade de orientar e inspirar, não importa onde a equipe esteja localizada geograficamente."

Porém, é claro que existe uma cartilha a ser seguida:

Confie nos liderados

A confiança é a base da liderança a distância. Se você é daqueles líderes controladores que querem ter certeza de que as pessoas estão trabalhando e, para isso, busca diferentes formas de vigiá-las, então sinto informar que terá grandes dificuldades de fazer seu time desempenhar bem remotamente. Mas o problema não está neles e sim em você.

Esclareça as suas expectativas

Quando as pessoas trabalham longe, é importante o líder fornecer diretrizes bem claras sobre metas, prazos e padrões de desempenho. Isto é, o que precisa ser feito exatamente, até quando e de que forma. Sempre que as pessoas ficam em dúvida sobre o que se espera delas, existem boas chances de que se dediquem a tarefas irrelevantes por causa da ambiguidade instalada.

Combine como será feito o follow-up das tarefas

Seja por meio de reuniões regulares, relatórios de status ou plataformas colaborativas on-line, é importante acordar com as pessoas como elas reportarão os progressos e dificuldades que forem surgindo em seu dia a dia. Assim você evita ficar fazendo pressão ou inquieto por não saber em que pé está o trabalho.

Facilite o acesso das pessoas a você

Estar disponível cria um ambiente onde os membros da equipe se sentem à vontade para buscar orientação, esclarecimento e apoio. E, só lembrando, alguns sinais de que você é alguém de fácil acesso são: encorajar as pessoas a lhe telefonarem sem reservas, responder as mensagens delas (por Whats ou e-mail) rapidamente e/ou topar fazer videoconferências de última hora.

Faça um bom uso da tecnologia

Ferramentas colaborativas, plataformas de comunicação e softwares de gerenciamento de projetos são grandes aliados na gestão de uma equipe que trabalha a distância. E o melhor ainda: a maior parte das funcionalidades têm um custo bastante acessível ou até mesmo são gratuitas.

Programe encontros presenciais de vez em quando

É claro que, dependendo da distância física, não é nada simples reunir as pessoas em um mesmo lugar. Mas o esforço vale a pena, pois momentos assim oferecem oportunidades para estreitar vínculos, fortalecer o espírito de equipe e ainda discutir questões que costumam ser bem difíceis de abordar virtualmente.

Até alguns anos atrás, ser um bom líder exigia que você estivesse fisicamente próximo das pessoas. Hoje, o grande desafio é estar emocionalmente próximo delas, aonde quer que estejam.

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

[email protected]