| |

Economia 5m de leitura

A paralisia por análise

Fenômeno ocorre quando líderes dedicam tempo excessivo ao planejamento criterioso em detrimento da ação efetiva

ATUALIZAÇÃO
06 de setembro de 2023

Wellington Moreira
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem A paralisia por análise

A paralisia por análise é um fenômeno que ocorre quando líderes dedicam tempo excessivo ao planejamento criterioso em detrimento da ação efetiva.

Certa vez atendi uma empresa que atuava em um mercado extremamente promissor na qual o CEO era conhecido por ser analítico e detalhista. Ele passava horas examinando relatórios, consultando especialistas e ponderando cada decisão antes de implementá-la.

E embora sua busca pela excelência fosse admirável, este executivo certamente sofria de paralisia por análise. Algumas vezes eu o vi adiando projetos e tomadas de decisão cruciais, numa postura que afetava o desempenho da empresa como um todo e ainda frustrava o ânimo da equipe.

É compreensível – e até esperado – que líderes busquem tomar decisões bem fundamentadas, mas esse zelo não pode descambar para o perfeccionismo. Análises em demasia, pesquisas intermináveis e discussões estéreis só atrapalham o negócio.

Mas, como saber se você também sofre desse mal? Existem alguns sinais:

1) Procrastinação constante. Se você costuma adiar decisões importantes, mesmo depois de ter todas as informações necessárias, é bem provável que esteja paralisado pela análise.

2) Excesso de consulta. Se você busca exageradamente os conselhos de colegas e especialistas (inclusive, sobre assuntos triviais) e ainda se sente confuso porque cada pessoa diz uma coisa diferente, está esquecendo que a liderança envolve riscos.

3) Falta de ação clara. Se seus planos e estratégias são frequentemente revisados e modificados sem progresso real, isso pode indicar que você está preso na fase de planejamento sem avançar para a execução.

4) Medo excessivo de erros. Se você está obcecado em evitar falhas e isso o impede de tomar medidas ousadas e necessárias, também é indício de que sofre de perfeccionismo paralisante.

5) Análise infinita de dados. Se você se encontra constantemente coletando mais dados e informações, mesmo quando já possui informações suficientes para tomar uma decisão informada, pode estar se perdendo em uma análise interminável.

6) Desgaste da equipe. Se a sua equipe dá sinais de que está frustrada com a falta de progresso e pouca clareza na direção do negócio, a sua paralisia por análise está afetando negativamente o ambiente de trabalho.

7) Desgaste pessoal. Se você está constantemente estressado, ansioso e exausto devido à pressão de tomar decisões, isso pode indicar que você tem sofrido do mesmo mal.

É muito importante encontrarmos um equilíbrio saudável entre a análise cuidadosa e a ação decisiva. Afinal de contas, a liderança envolve tomar decisões, aprender com os resultados (sejam eles quais forem) e ajustar o curso das coisas quando necessário.

E é claro, sempre ter em mente o ensinamento do maestro austríaco Herbert Von Karajan: “Quem decide pode errar; quem não decide já errou”.

* Wellington Moreira, palestrante e consultor empresarial

wellington@caputconsultoria.com.br

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS