Imagem ilustrativa da imagem "O Trump não foi conversar com o Kim Jong-un?"
| Foto: Divulgação



"O Trump não foi conversar com o Kim Jong-un?"
Hamilton Mourão repete Bolsonaro e sugere diálogo como saída para crise venezuelana

Dilma diz que Lula é muito bem tratado na prisão
Os petistas já não sabem o que fazer com a ex-presidente cassada Dilma Rousseff. Um dirigente do PT contou à coluna ter visto e ficado perplexo quando, após visita recente ao preso ilustre, ela se dirigiu a um policial e elogiou: "Vocês estão cuidando muito bem do Lula". Dilma parecia alheia à estratégia não escrita do partido de vitimizar o ex-presidente que cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

Cale a boca, Magda
Após o elogio ao tratamento a Lula, dirigentes do PT pediram a Dilma para não repetir o comentário, a fim de evitar "mal-entendido".

Onze meses na quinta
Lula completará onze meses de prisão na próxima quinta-feira (7), de um total de 12 anos e 1 mês de sentença.

Penitenciária é o lugar
Presidente do STJ, ministro João Otavio de Noronha acha que Lula na PF pode caracterizar tratamento privilegiado no sistema carcerário.

Tratamento privilegiado
Enquanto os presos custam em média R$2.700 por mês, o custo do ex-presidente nas dependências da PF chegam a R$10 mil por dia.

Comissionados caem um pouco, mas são 32 mil
Somados todos os cargos comissionados de direção e assessoramento no âmbito do governo federal, incluindo os lotados, os cedidos e aqueles das universidades públicas, agências reguladoras, cargos de natureza especial e todos os demais, o número atinge 32.201. No ano passado eram 33.242. Os 32,2 mil representam o menor número de servidores comissionados desde 2009, quando somavam 30.758.

Ambição de aspones
São atualmente 10.850 DAS os cargos que podem ser ocupados sem concurso, da confiança de quem nomeia. Sem vínculo permanente.

Servidores dominam
Totalizam em 11.274 as Funções Gratificadas do Poder Executivo, usadas para melhorar a remuneração de funcionários de carreira.

Só para servidores
Todo novo governo promete reduzir os cargos comissionados. Mas os governantes não resistem à facilidade de preenchê-los à vontade.

Sempre há oportunidade
Deputados e senadores não deixam escapar nenhuma oportunidade e usaram a medida provisória que reduziu o número de ministérios no governo para incluir suas "jabuticabas". Foram 541 emendas, no total.

Venezuela contra Maduro
Levantamento do Ideia Big Data, que entrevistou 803 venezuelanos sobre a atual situação política do país, mostra que 78% deles apoiam a saída o ditador Nicolás Maduro, mas de forma pacífica.

Doença grave
Evaldo de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explicou que a meningite que matou o neto de apenas 7 anos de Lula, é doença endêmica que atinge até 12 mil brasileiros por ano, com índice de letalidade que chegar a 20%.

NBR em HD
A partir desta semana, a transmissão da NBR, TV pública dedicada à cobertura do Poder Executivo, passa ser feita em alta qualidade (HD) pelo satélite Amazonas 3, o primeiro com banda Ka no Brasil.

Enforcadão momesco
Não há sessão deliberativa marcada no Congresso esta semana. O Carnaval acaba na quarta-feira de cinzas, mas suas excelências só retornarão ao batente na outra terça (12). Ninguém é de ferro

Espertezas Aéreas S/A
Empresas aéreas fazem lobby para recuperar um privilégio cancelado por investigação policial no governo Dilma: a condição de únicos fornecedores do governo federal pagos à vista, por meio de cartão corporativo. Compra direta, sem agências de viagem e sem licitação.

Cara de pau 2019
Estatal de águas do DF, a Caesb aumentará a conta em 2,99% a partir de 1º de abril. Não é mentira. O reajuste foi fixado em junho, mas a Caesb teve vergonha de adotá-lo em meio ao racionamento de 2018.

Feliz aniversário
O Copom se reúne no próximo dia 20 para decidir se a taxa de juros da economia (Selic) completará um ano no mesmo patamar pela segunda vez na história. A Selic é de 6,5% ao ano desde 21 de março de 2018.

Liberdade, liberdade
Em Brasília, impressionou a Juan Guaidó, presidente interino da Venezuela, o número de jornalistas interessados na sua visita. Todos livres para exercer o ofício.

PODER SEM PUDOR
Diferenças visíveis
O papa João Paulo II visitava Brasília, em 1991, e foi apresentado a várias autoridades no Palácio do Planalto. Na fila estava o secretário de Esportes, Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei, e sua mulher, Carmem, filha de Ademar Ghisi, ministro do Tribunal de Contas da União. Impossível não notar a diferença de idade e de estatura, no casal. "É sua filha?" perguntou João Paulo II, querendo ser simpático. "Não, é minha mulher!", apressou-se Bernard, um tanto contrariado. O papa já cumprimentava outro casal quando Bernard desabafou: "Até tu, papa?"
___
Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br