''Minha posição é de que não devemos ter nada a esconder.''
Presidente do Senado, José Sarney, sobre a publicação dos gastos de parlamentares.

Lacerda retifica depoimento à CPI do Grampo
O delegado Paulo Lacerda, ex-diretor da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência, encaminhou ao deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), relator da CPI das Escutas Telefônicas, uma ''declaração retificadora'' do depoimento que prestou em outubro. Ele estava sob ameaça de indiciamento por falso testemunho: ele negou o que afinal se comprovaria, isto é, o envolvimento da Abin na Operação Satiagraha.

Calhamaço
A declaração de Paulo Lacerda, enviada ao relator da CPI das Escutas Telefônicas, Nelson Pelegrino (PT-BA), tem mais de quarenta páginas.

Arrependimento
Para evitar processo, Lacerda produziu um ''arrependimento eficaz'' antes do fim da CPI, diz seu presidente, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

Sem mudanças
Segundo Pellegrino, o ''Documento de Informação Complementar'' de Lacerda apenas ôinterpreta" o que ele disse no depoimento à CPI.

Relatório final
O relator da CPI, Nelson Pellegrino, avisou que vai aguardar o resumo dos trabalhos da comissão para integrar o documento ao relatório final.

ACM Neto investiga ''na boca do caixa''
A corregedor da Câmara dos Deputados, ACM Neto (DEM-BA), já analisa, em sigilo, se os deputados que recebiam seus vencimentos na boca do caixa quebraram o decoro parlamentar. Utilizavam-se do expediente os deputados Luiza Erundina, Aline Corrêa, Silvio Torres e, claro, o deputado do castelo Edmar Moreira, conforme revelou esta coluna. O presidente da Casa, Michel Temer, já suspendeu a prática.

''PACquê''?
A agenda da ministra Dilma na internet não registra um só encontro de trabalho na Casa Civil desde o dia 11. Após a plástica só deu PAC.

De mudança
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) esconde o jogo, mas deve se mudar para o PPS de Roberto Freire, outro tucano envergonhado.

Sete vidas
Um jornalista chinês sobreviveu à queda de 25 andares de um prédio no leste da China. Para quem sobrevive à censura diária, foi moleza...

Samba no pé-frio
Dispensam-se videntes e ocultistas na adivinhação do que pode ocorrer no Sambódromo com a presença de Lula: chuva torrencial, carro alegórico incendiado, passista ao chão, queda na arquibancada e... vaia.

Podem celebrar
Três capitais do Nordeste devem ser sedes da Copa de 2014: Fortaleza, Recife e Salvador. Também Natal está bem cotada: concorre com Florianópolis, que perde feio nos quesitos aeroportos e rede hoteleira.

Prodígio
Provável novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Salaberry chegou à Abin pelas mãos do pai, um coronel do Exército, ocupando cargo de nível superior antes mesmo de concluir a faculdade.

Não existe pecado
Uma penca de deputados e senadores está em Quito, Equador, discutindo ''a crise internacional'' até o dia 20. Emendando com o Carnaval, que ninguém é de ferro. E nós pagamos a ''trabalheira''.

Soy morto por ti
A última piada de dissidentes cubanos conta que, irritado com as recentes e obrigatórias fotos com as presidentes do Chile e da Argentina, Fidel Castro reclamou que ''nem morto me deixam em paz''.

Ouvidos moucos
PMs do Rio congestionaram ontem o 0800 da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação da PEC que estabelece o salário da PM do DF (R$ 4.065 iniciais) como piso salarial da corporação em todo o país.

Os Maias da Bahia
Só dá Maia em Filadélfia (BA): o prefeito João Luís Maia (PR) nomeou a mulher, o filho, a nora e a mulher de um sobrinho para quatro secretarias.
Um passeio no Diário Oficial mostra uma superlotação de Maias.

Interesse das mulheres
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), se comprometeu a colocar em votação alguns projetos de interesse da bancada feminina da Casa durante a Semana Internacional da Mulher, em março.

Melô do Lula
- ''Não faz marola, pra canoa não virar...''

PODER SEM PUDOR
A arte do enfrentamento
Tancredo Neves sustentou nos anos 80, em palestra a estudantes, que às vezes o enfrentamento é necessário. Contou que era vereador em São João Del Rey, e, atacado por um adversário, escreveu uma furiosa carta de três páginas para o adversário. ''Qual foi a reação dele?'', perguntou um rapaz.
- Ah, não mandei. No dia seguinte reduzi para uma página.
- E como ele reagiu?
- Não mandei a carta. Achei melhor transformá-la em bilhete.
- Ele ficou irritado?
- Não mandei o bilhete. Optei por um telegrama.
- E como ele reagiu ao telegrama? - os garotos já se impacientavam.
- Pensei bem e vi que aquilo era bobagem. E joguei-o no lixo.