Claudio Humberto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de fevereiro de 2005
''Tenho a impressão de que vamos vencer no primeiro turno.''
José Genoíno, presidente do PT, sem muita convicção na vitória de Greenhalgh, na Câmara
Ministro passeia no carnaval
O ministro Amir Lando (Previdência) arranjou um passeio que começa amanhã e se estenderá pela semana do carnaval (até o dia 12) em quatro cidades americanas: Atlanta, Washington, Maryland e, claro, Nova York, que ninguém é de ferro. O objetivo é vago: ''reuniões e visitas'' sobre Previdência Social. Lando viaja ''com ônus'' para o pobre contribuinte. Ele e três assessores: Alexandre Dupeyrat, José Formozinho e Carlos Cartell.
Sacrifício em Paris
Assessoras do ministro da Previdência, Ana Carolina Pereira e Samantha Costa vão a Paris, também durante o carnaval (de 6 a 12), para encontros sobre ''Financiamento ao Terrorismo'' (!) e ''Lavagem de Dinheiro'' (!). Anrã...
Costas quentes
Ana Carolina Pereira, que passa o carnaval no maior sacrifício em Paris, por conta do Erário, é enteada de Alexandre Dupeyrat, diretor de Tecnologia do Ministério da Previdência e amigão de Itamar Franco e do ministro Lando.
Planalto fashion
O salão de beleza Cabelo & Corpo Beauty Salon venceu a licitação da Presidência da República para prestar serviços no Palácio do Planalto. Funcionará, é claro, durante o horário de trabalho.
Carta na manga
Caso não emplaque o voto aberto para presidente da Câmara, hoje, na reunião do colégio de líderes, João Paulo Cunha guarda uma carta na manga: aprovar o voto aberto no dia da eleição, por ''questão de ordem''.
Sóbrio e sem Lula
Candidato avulso a presidente da Câmara, Virgílio Guimarães (PT-MG) almoçou ontem macarronada, num restaurante do Lago Sul, em Brasília. Só para contrariar a maledicência do Palácio do Planalto, bebeu Coca-Cola. Ao telefone, disse em voz alta a um assessor: ''Lula não tem mais jeito...''
Xô
Tem desafeto chamando de ''Greenargh!'' o presidenciável da Câmara.
Preço alto
Prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani já adiou três vezes a viagem para tentar arrancar algum do BID, em Washington. Após a ''moratória'' do ex-governador Itamar, a alusão a Minas provoca urticária na turma do banco.
ACM derrotado
O deputado Clóvis Ferraz (PFL) será eleito hoje presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, contra a vontade de ACM. É a primeira vez, em 40 anos, que os deputados fazem uma escolha à revelia do babalaô.
Os eleitos
O PSDB já definiu seus dois indicados para a composição da próxima mesa diretora do Senado: Álvaro Dias (PR) e Antero Paes de Barros (MT), ex-presidentes da CPI da Terra e da CPI do Banestado.
PDT cresce
Após a morte de Leonel Brizola, o PDT cresce no Nordeste. Dia 10, filia o governador alagoano Ronaldo Lessa, sem clima no PSB de Miguel Arraes, levando Jurandir Bóia para a bancada federal, agora com 17 deputados.
Lubeca insepulta
Aconteceu o que Greenhalgh mais temia. Como esta coluna previu dia 21, ressurgiram denúncias do seu envolvimento no escândalo Lubeca (propina na gestão Luiza Erundina, em São Paulo). Apareceram gravações inéditas.
Nos 60 anos da PF...
A Polícia Federal comemora 60 anos a 28 de março. Para marcar a data, o presidente Lula enviará o Congresso projeto de Lei Orgânica da corporação. O Ministério da Justiça fez duas versões do projeto, para consulta pública.
...receita para confusão
A primeira versão da Lei Orgânica da Polícia Federal extingue o cargo de escrivão e tira atribuições dos peritos, passando-as aos papiloscopistas. A segunda extingue o agente, o papiloscopista e o escrivão, criando carreiras de policial e de perito, privativas de bacharéis em Direito. Vai dar confusão.
Futuro presidente
Em novembro, o senador Tasso Jereissati (CE) será confirmado presidente do PSDB. Retorna ao posto para fortalecer a legenda nas eleições de 2006.
Grupo dos treze
A estatal Eletronorte nega que pagou 150 passagens para a rapaziada do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Garante, em nota, que só gastou com a presença de 13 empregados, ''a serviço'', em oficinas e conferências.
Petistas SA
Ex-prefeito de Blumenau (SC), onde foi nome de catamarã, o petista Décio Lima atracou em novo emprego. É superintendente do porto de Itajaí, ganhando míseros R$ 26 mil. Graças ao prefeito do PT, Volnei Morastoni.
Pensando bem...
...a esperança venceu o medo. No Iraque.
PODER SEM PUDOR
Sexo em horário nobre
Jarbas Passarinho era ministro da Justiça, em 1990, e teve uma conversa com Joaquim Mendonça, presidente da Abert, a associação de emissoras de rádio e TV, sobre cenas de sexo em horário nobre. Queixou-se de um videoclip de Madonna, ''Justify my Love'', exibido no ''Fantástico'':
Houve cenas de sexo oral e homossexualismo. Choca o telespectador...
À saída da reunião, Mendonça foi abordado pelos repórteres sobre a queixa do ministro. O presidente da Abert não resistiu à brincadeira:
Eu só lamento não ter visto o programa... Podiam reprisá-lo...