“Estamos comprometidos com a solidez fiscal do País”

Arthur Lira, presidente da Câmara, sobre a reação ao Auxílio Brasil para os pobres

Suplentes ricos fazem Pacheco barrar reforma do IR

Aprovada na Câmara por 398 x 77 votos há 52 dias, a reforma do Imposto de Renda (IR) continua na gaveta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Nada de muito polêmico contém o projeto, mas o cativeiro em que se encontra tem a ver com a previsão de cobrança de IR sobre lucros e dividendos de grandes empresas. Senadores jovens, eleitos sem gastar grandes somas, revelaram a esta coluna que são os suplentes, que bancam campanhas dos titulares, quem barram a reforma. Além de suplentes, há também senadores milionários no mandato.

Taxação de 20%

O projeto engavetado prevê que lucros e dividendos pagarão 20% de Imposto de Renda na fonte, mas não fundos de investimento em ações.

Nem pegando leve

O Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) será reduzido de 15% para 8%, mas isso não foi suficiente para agradar os muito ricos.

Redução no imposto

A correção na faixa de isenção da tabela do IR, definida na reforma, é a maior desde o Plano Real, com redução significativa do imposto devido.

16 milhões isentos

De acordo com a reforma que não agrada aos mais ricos, cerca de 16 milhões de brasileiros (metade dos declarantes) ficariam isentos.

Brasil aplica 10 milhões de doses por semana

O Plano Nacional de Imunização (PNI) mantém a marca expressiva de mais de 10 milhões de doses aplicadas por semana, desde julho. Em números, o Brasil aplicou 166,1 milhões de doses em 114 dias, o que mostra a capacidade logística e eficiência indiscutíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) de realizar grandes campanhas. São quatro meses seguidos em que vacinamos equivalente a um Israel inteiro por semana.

Perspectiva é importante

Comparando com o nosso vizinho Chile, é como se toda a população do país fosse imunizada com duas doses em apenas 26 dias. Um sucesso.

Recorde absoluto

Muitos torcem nariz para o mês de agosto por não ter férias ou feriados, mas justamente por isso foram quase 52 milhões de doses em 31 dias.

Covid free em um mês

A quantidade de doses aplicadas apenas em agosto seria suficiente para vacinar toda a Colômbia, ou Argentina, ou Coreia do Sul, ou Espanha...

Apenas sub do sub

O noticiário “superfaturou” o número de funcionários demissionários de terceiro escalão do Ministério da Economia. Foram apenas dois, mas as manchetes incluíram os dois adjuntos para caracterizar “debandada”.

Mercado ativista

O ministro Paulo Guedes reafirmou sua confiança no crescimento da economia brasileira em 2022, citando os investimentos de mais de meio trilhão de reais já definidos no País. Mas o ativismo político do “mercado” diz que as “incertezas” na nossa economia “afugentam investidores”.

Ego superlativo

Na tarde desta sexta-feira (22) nervosa, um operador do mercado exibia o bom humor de quem faturou algum com a crise: “Guedes é tão ‘sem noção’ que o superego pede demissão, mas o ego não aceita!”

Opostos não se atraem

Na ilha da fantasia de Brasília até noticiaram “convites”, para o lugar de Paulo Guedes, a pessoas que têm horror a Bolsonaro, como André Esteves e Henrique Meirelles, e que são inteiramente correspondidos.

Tucano preocupado

Para o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro (MG), é “grave” a saída dos funcionários de terceiro escalão do Ministério da Economia: “Inflação em alta, dólar subindo, bolsa despencando...preocupante”.

Esquerda de verdade

“PEC que propunha pequeno controle do Ministério Público é derrotada com os votos do PSOL. Votaram com o PSDB, a Lava-Jato e a Globo”, disse o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta.

Descentralização

Piloto e empresário, Francisco Lyra celebrou o novo polo aeronáutico Antares, no interior de Goiás. Segundo ele, apenas 100 municípios estão cobertos por voos regulares e a aviação executiva tem muito a crescer.

Olho vivo

A Black Friday é aposta do comércio, mas terá consumidor mais atento. Para a professora de comportamento Bianca Dramali, o isolamento serviu de treinamento e deixou todos “mais experientes digitalmente”.

Pensando bem...

...o posto Ipiranga fica, apesar do preço da gasolina.

PODER SEM PUDOR

Férias merecidas

Imagem ilustrativa da imagem Suplentes ricos fazem Pacheco barrar reforma do IR
| Foto: Enio

Culto e de raciocínio muito rápido, o ex-ministro e atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca, era deputado no Paraná quando passou parte das férias no Himalaia, região pela qual tinha curiosidade. De volta, um adversário – que era baixinho – provocou: “V. Exa. gozou férias na África. Eu prefiro as belezas da minha terra...” Greca explicou que a mais alta cordilheira do mundo fica na Ásia e fulminou: “As pessoas têm o direito de escolher o local das férias, e geralmente o fazem de acordo com sua altura. Eu fui ao Himalaia. Vossa Excelência deve ter escolhido a baixada litorânea...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br