Só Brasil e 3 países aplicam 1 milhão de doses/dia


“Uma covardia com o povo... um desrespeito, uma desumanidade”

Senador Eduardo Girão, sobre o provável uso político-eleitoral da CPI da Pandemia


Só Brasil e 3 países aplicam 1 milhão de doses/dia

O Programa Nacional de Imunizações produziu uma ótima notícia: o Brasil atingiu e manteve entre segunda e sexta a meta prometida pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) de aplicar um milhão de doses contra a Covid-19 por dia na população. Somente Estados Unidos, China e Índia conseguiram chegar a essa marca. Grande produtor de vacinas, o Reino Unido não chegou ao patamar que o Brasil superou semana passada.


Marca importante

Em cinco dias, incluindo feriado, o Brasil aplicou exatas 5.276.676 doses, mais da metade de segundas doses, que deixam a pessoa imunizada.


Por pouco

Incluindo-se o fim de semana passado, a média cai abaixo de um milhão, mas por muito pouco. Foram 6.262.138 doses ou 894 mil vacinas por dia.


Desempenho

Nos primeiros 23 dias do mês, incluindo feriados e os finais de semana, o Brasil aplicou 18.333.710 doses. Os dados são do site vacinabrasil.org.


Torcida fúnebre

Além dos números da vacina, surpreendentes, impressiona o silêncio de grande parte da mídia sobre o número de vacinas aplicadas no Brasil.


TC roda presa dificulta obras importantes no DF

Costuma-se dizer em Brasília que Tribunal de Contas do Distrito Federal é do tipo roda presa. De fato. Levantamento desta coluna verificou que dormita em suas gavetas uma dúzia de projetos para melhorar qualidade de vida, todos com recursos assegurados, como expansão em 3,8km da linha do metrô de Samambaia, 618 casas populares, duplicação de vias, dois viadutos etc. Até um centro odontológico para os pobres não sai do papel porque o tribunal não analisa e nem libera seus editais de licitação.


Papelada na gaveta

Órgão auxiliar do Legislativo, cabe ao TCDF analisar editais de licitação antes de serem publicados. Mas conselheiros deixam acumular serviço.


Investimentos pendentes

Só o DER tem cinco projetos importantes nas gavetas do tribunal. Todos os projetos engavetados estão estimados em R$ 470 milhões. 


Só saiu na marra

No governo de Agnelo Queiroz (PT), o SLU (limpeza urbana) teve de ir à Justiça para fazer o TCDF analisar e liberar o edital do aterro sanitário. 


Questão de concorrência

O ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) pôs o dedo na ferida dos que criticam a Ferrogrão. Será “o maior regulador de tarifa do Brasil. Aqueles que vão competir com a Ferrogrão não querem a Ferrogrão”, disse.


Enfim, o progresso

As comissões de Trabalho e de Desenvolvimento Econômico da Câmara realizam reunião nesta quarta (28) para debater os projetos que tratam da extinção do monopólio de serviços postais e a privatização dos Correios.


Verba no desenvolvimento

Mesmo com recursos cortados pelo rival Paulo Guedes (Economia), o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) confirmou R$ 72,7 milhões para 42 obras de saneamento básico em 14 Estados e no DF.


Ritmo legislativo

O novo chanceler Carlos França vai se apresentar nesta quarta aos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Vai expor as prioridades do Itamaraty para o ano de 2021, já quase na metade.


Recuperação x mortalidade

Levando em conta todos os óbitos associados à Covid desde março do ano passado, a taxa de recuperação no Brasil é de 98,64%, de acordo com a plataforma Worldometer. A taxa de mortalidade é de 1,36%.


Cicatrizes profundas

Brasileiros moradores de Nova York comentam um início do retorno ao normal, numa das maiores cidades do mundo e também uma das mais atingidas pela pandemia da Covid-19. “Até turistas voltaram a aparecer”, relata um morador, “mas não chega perto do que era antes”, admite.


Pode apostar

Se em vez de suspender o Censo o governo o mantivesse, todas as manchetes destacariam a “atitude irresponsável” do governo de expor recenseadores e população ao risco de contágio da Covid.


Aproveitando o ensejo

A CPI da Pandemia pretende extrapolar suas atribuições. Nem sequer foi instalada, mas já há pedido para que a comissão de inquérito tenha acesso a documentos sigilosos obtidos pela CPI Fake News.


Pensando bem...

... ultimamente, a competência para julgar depende mais do condenado que do juiz.


PODER SEM PUDOR

Amigo atrasado

 

Só Brasil e 3 países aplicam 1 milhão de doses/dia
Enio
 

O telefone toca no gabinete do então líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB). Na ponta da linha, um homem apressado não deixa a secretária falar e diz ser grande amigo de Valdick Suassuna, irmão do senador. “Gostaria muito de reencontrá-lo.” A secretária bem que tentou: “Olhe, senhor, me desculpe...” O homem interrompeu: “...sou amigo dele, sim”. A moça explicou a dificuldade: “Valdick morreu há uns quatro anos. Só se for em sessão espírita...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo