“Muito brevemente poderemos até estar exportando essa vacina”

Jair Bolsonaro sobre a transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fiocruz

PIB cresce forte e pode atingir até 7% em 2022

O tal “mercado financeiro” deve desculpas ao Brasil: seus economistas erraram feio nas previsões do Produto Interno Bruto (PIB), que teve forte crescimento de 1,2% no 1º trimestre, o dobro do esperado. Agora, há uma corrida de revisões de aumento do PIB, após o banco Itaú estimar em 5% este ano. E já se constrói o consenso de que será de 7% o PIB de 2022. É que, para a média de 5% em 2021, a economia deve estar em 7% no último trimestre, e iniciará o ano eleitoral de 2022 nesse ritmo.

Brasil ‘bombando’

O Brasil vai “bombar”, sobretudo nas áreas de infraestrutura e construção civil, dizem especialistas. Quem investir nessas áreas vai se dar bem.

Previsões furadas

Erros assim do “mercado” impactam a economia e prejudicam o País porque definem juros, câmbio, superávit primário, balança comercial etc.

Ops, deu errado

Até há 30 dias, o máximo que se esperava era crescimento de 3% este ano. Goldman Sachs revisou para 4,5% e o Itaú Unibanco foi a 5%.

É a economia, idiota

Com o Brasil crescendo a 5% em 2021 e 7% em 2022, com recuperação de empregos, a tendência é melhorar a avaliação do governo Bolsonaro.

CPI não queria ouvir e sim linchar Nise Yamaguchi

A CPI da Pandemia foi outra vez palco de humilhações a uma mulher sob silêncio constrangedor da lacrolândia, que só protesta quando a vítima de tratamento indigno é de esquerda. Ficou claro que a CPI não queria ouvir a médica Nise Yamaguchi, queria submetê-la a linchamento. Não a deixaram falar, expor suas razões, suas convicções. Não permitir que o outro lado exponha seu pensamento, por meio de interrupções, é um velho truque para não correr riscos de perder o debate. Deu certo.

Perdeu a linha

O jeito calmo e didático da médica incomodou o presidente da CPI, que a interrompeu para recomendar que ninguém acreditasse no que ela dizia.

Falar para quem?

Otto Alencar tentou desqualificar os mais de 40 anos de experiência da médica, sem permitir que ela sequer respondesse às perguntas.

Feminismo omisso

Para o cientista político Paulo Kramer, o tratamento foi indigno e provou que “o feminismo não passa de um puxadinho vagabundo da esquerda”.

Que coisa feia

Deputada estadual campeã nas eleições de 2018, com mais de 2 milhões de votos, Janaína Paschoal criticou os senadores na CPI: “A divergência pode ser exposta com respeito. Espetáculo triste”, definiu.

Machismo

O tratamento a Nise Yamaguchi, na CPI da Pandemia, foi muito parecido com aquele dispensado à também médica Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde. Tem gente que “cresce” diante de mulheres.

Gabinete paralelo

Senadores oposicionistas, incluindo o relator e o presidente da CPI da Pandemia, utilizam os serviços de “grupos de checagem” não-oficiais, sem qualquer divulgação do processo ou dos responsáveis pelos grupos.

Resultado comemorado

O crescimento quase o dobro do projetado pelo mercado fez o ministro Ramos comemorar dizendo que crescemos mais que a China e os EUA. “Alô, pessimistas: desistam, o Brasil já deu certo”, disse o general.

Vergonha alheia

O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) foi mais um dos indignados com o corredor polonês montado na CPI da Pandemia contra Nise Yamaguchi. “CPI do circo mostra, mais uma vez, sua falta de propósito”.

Andamento

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que a população vacinável equivale a 160 milhões de pessoas. São todos os cidadãos com 18 anos ou mais. É equivalente a 75% da população brasileira.

Até 2022

A previsão do governo federal é concluir a imunização dos grupos prioritários da vacinação (78 milhões de pessoas) em setembro. Depois ainda serão vacinados outros 82 milhões de brasileiros.

Carência pandêmica

Ex-deputado federal, o delegado Francischini ironizou campanha petista para o envio de cartas ao ex-presidiário Lula. “Excesso de carência ou os petistas já entenderam que mais ninguém cai no papinho deles”, disse.

Pensando bem...

...a CPI prega aviso: para ser bem tratado, é só o depoente dizer o que a lacrolândia quer ouvir.

PODER SEM PUDOR

Vingança

Imagem ilustrativa da imagem PIB cresce forte e pode atingir até 7% em 2022
| Foto: Enio

Líder do PTB na Assembleia Legislativa de São Paulo anos atrás, Campos Machado fazia marcação cerrada a parlamentares ligados ao MST. Um dia, um deputado do PT ligado aos sem-terra resolveu ir à forra: “O pessoal vai invadir a sua fazenda, lá em Lins...” Machado estranhou: “Como vocês sabem que tenho fazenda em Lins?” O petista respondeu, sorrindo: “Temos as nossas informações...” O líder do PTB deu de ombros: “Então, invadam!” No dia seguinte o MST invadiu a tal fazenda em Lins, depredando tudo. Machado se divertiu muito: sua fazenda era outra, no Vale do Ribeira.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br