“Eu não sou tecnicamente preparado para dar uma opinião nisso”

Senado Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, na sessão desta terça.

Pazuello ganha ‘ouro e prata’ em audiência da CPI

Um dos fatores mais importantes de qualquer CPI é o holofote e nesse quesito os dois dias de depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ganharam “medalha” de ouro e prata, segundo levantamento da plataforma Social Blade, que avalia a audiência de canais do Youtube. O canal da TV Senado, que habitualmente registra entre 40 e 60 mil visualizações ao dia, contabilizou que 1,35 milhão de pessoas assistiram ao primeiro dia e 1,67 milhão ao segundo dia de depoimento de Pazuello.

Pfizer é bronze

A terceira maior audiência da TV Senado nas três primeiras semanas foi durante o depoimento do representante da Pfizer, Carlos Murillo: 928 mil.

Mayra em 4º

Nesta terça (25), logo após o fim da sessão, a Social Blade contabilizava provisoriamente 611 mil visualizações no depoimento de Mayra Pinheiro.

Audiência menor

Na imprensa, “bombaram”, mas foram menores as audiências de Fabio Wajngarten (589 mil), Nelson Teich (539 mil) e Ernesto Araújo (527 mil).

Segurando a lanterna

O depoimento do ex-ministro Luiz Mandetta (318 mil), queridinho das manchetes, só não perdeu para o atual ministro da Saúde (261 mil).

Doutrina Geisel-Golbery enquadrou general Pazuello

O enquadramento do general Eduardo Pazuello no Regulamento Disciplinar do Exército, por sua participação em ato político favorável ao presidente Jair Bolsonaro, domingo, no Rio, “atesta a durabilidade e o vigor da doutrina (Ernesto) Geisel-Golbery (do Couto e Silva) de profissionalização das Forças Armadas”, lembra o cientista político Paulo Kramer. Estudioso do tema, ele desafia: “E agora, a imprensa lacradora, que vive alarmada com ‘a volta da ditadura militar’, vai reconhecer isso?”

Volta aos quartéis

A transição foi concretizada pela decisão de Geisel de promover a volta aos quartéis e manter os militares longe das paixões político-partidárias.

Corrupção no passado

Kramer registra o detalhe importante de que, ao contrário dos governos do PT, a CPI da Pandemia não trata de corrupção do governo federal.

Traquinagens na pauta

Agora, segundo observa o cientista político, a mídia “tem que se contentar com as traquinagens de Pazuello...”

Piada não se confirmou

Chamada de “capitã cloroquina” pela mídia, que tentou desacreditar previamente seu depoimento, a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, não confirmou a piada. A médica se revelou segura, qualificada e paciente. Também “decepcionou”, ao não usar o direito de ficar calada.

Mais depoentes

O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, revelou ontem que há 402 requerimentos pendentes de análise na comissão, sendo nove para governadores e, “parece”, 12 prefeitos.

Assim é, se lhe parece

Irritado com o desempenho da secretária, senador sergipano disse que depoentes são “treinados para mentir”. Mayra Pinheiro pediu respeito, ele negou. E Omar Aziz ainda disse que ela “não foi chamada de mentirosa”.

Queda continua

A média diária de mortes por Covid no Brasil segue em queda desde o início de abril, atingindo ontem 1.831. Graças à vacinação e à atuação incansável de profissionais de saúde, é o menor resultado em 73 dias.

Sinuca de lacradores

Senadores da oposição ficaram reféns do próprio dilema quando investiam contra a secretária Mayra Pinheiro. O medo de ser acusado de atacar uma mulher foi maior que a vontade de atacar Jair Bolsonaro.

Zona do rebaixamento

O Amapá do senador Randolfe Rodrigues (Rede) registra o segundo pior resultado da vacinação em todo o País, com só 6,2% da população imunizada. Só perde para o Acre.

Economia aquecida

Entre reclamação pelo fechamento de agências e chamar Bolsonaro de “exterminador do futuro”, a deputada Lídice da Mata (PCdoB-BA) teve de citar o lucro do Banco do Brasil no 1º trimestre, 32% maior que em 2020.

Bons resultados

A República Tcheca registrou só quatro mortes, ontem, em decorrência da Covid-19, e 695 novos casos. É um dos países apontados pelo ex-ministro Eduardo Pazuello com protocolo para uso da cloroquina.

Pensando bem...

...a capitã colocou a CPI no bolso.

PODER SEM PUDOR

Imagem ilustrativa da imagem Pazuello ganha ‘ouro e prata’ em audiência da CPI
| Foto: Divulgação

Os feitos de Mem de Sá

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) era candidato a vereador em 1996, na cidade de Curitiba, e visitou escolas na companhia do pai, o saudoso deputado Maurício Fruet. Numa delas, um estudante resolveu testar os conhecimento do jovem candidato, fazendo-lhe perguntas sobre vultos históricos como Juscelino, Getúlio Vargas, Jango etc. E, finalmente, atacou: “E Mem de Sá, o que ele fez pelo Brasil?” Maurício resolveu intervir, encerrando o papo e a insistência do pirralho: “Ele fez o que pôde, meu filho. Fez o possível”! E bateu em retirada, com o herdeiro.