“Não vamos retomar a CPMF em hipótese alguma”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, liquidando fantasia do governo

Para 44%, Bolsonaro deve priorizar Saúde pública

Saúde pública é a área das maiores preocupações e queixas dos brasileiros, segundo levantamento nacional exclusivo do instituto Paraná Pesquisas para o site Diário do Poder e para esta coluna. Pela pesquisa, 44,3% ainda esperam do governo Bolsonaro prioridade total para Saúde e 16% para Educação. Geração de empregos, que vinha liderando preocupações dos brasileiros, está em terceiro, com 15,6%.

Segurança atrás

Segurança, que já liderou pesquisas semelhantes em outros tempos, agora é preocupação prioritária apenas para 7,3% dos entrevistados.

Combate à corrupção

Até mesmo corrupção, que até há alguns anos era um dos principais fatores de indignação, hoje está em 5º lugar, com 6,3%.

Economia em 6º

A economia ou sua recuperação permanece entre as principais preocupações dos brasileiros, mas só para 6% dos entrevistados.

Dados técnicos

O Paraná Pesquisas ouviu 2.082 brasileiros em 174 municípios, entre os dias 5 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2%.

Deputado pede a extinção do Ecad: ‘É podre’

Um deputado do PT apoiaria integralmente a provável decisão do presidente Jair Bolsonaro de abrir a “caixa preta” do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição): Chico Vigilante, do DF. Ele integrou a CPI do Ecad, quando deputado federal. “É o órgão mais corrupto que existe”, disse ele nesta segunda (12) em Brasília, sem meias-palavras, em declaração gravada. E chegou a defender a extinção do escritório. “O Ecad é podre”, afirmou o deputado petista.

Artistas deploram

Chico Vigilante não acredita que algo tenha mudado: na CPI, músicos como Tim Maia acusaram o “escritório” de nada repassar aos músicos.

Relação com artistas

“Os artistas odiavam o Ecad”, recorda o ainda indignado Chico Vigilante, deputado distrital em Brasília por vários mandatos.

Outro lado

O Ecad diz fazer “trabalho sério e incessante” e que é uma entidade privada, com atuação pautada na Lei, e é supervisionada pelo Estado.

Muita cara-de-pau

Acusada de retaliação contra o ministro Bruno Dantas, do TCU, por ser ele contrário a uma gratificação bilionária paga a auditores fiscais, a Receita Federal divulgou que o ministro “não está sob investigação”. Ele ficou ainda mais indignado: “É muita cara de pau!”.

Sem intimidar

A Receita exigiu de Bruno Dantas, três anos depois, cópias dos cheques que pagaram despesas médicas. Não queriam nem a nota fiscal, mas cópia do cheque. “Acharam que me intimidariam”, disse ele.

Lei Rhuan Maycon

Projeto de Bia Kicis (DF), Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro (SP) eleva a pena máxima de 30 para 50 anos. Será a “Lei Rhuan Maycon”, criança de 9 anos torturada, assassinada e esquartejada pela mãe a sua companheira por ser menino. Até a cortaram o pênis do garotinho.

Abuso barrado

Um deputado de Brasília, Fábio Félix (Psol), mandou confeccionar um leque com as cores do arco-íris e mandou a conta para o contribuinte pagar, por meio da Câmara Legislativa. O abuso foi barrado.

Presença ilustre

A atriz brasiliense Maria Paula, da turma do Casseta & Planeta, esteve nesta segunda-feira (12) na homenagem realizada no Senado ao general Eduardo Villas Bôas. Ela é amiga da família do militar.

Herói nacional

A procuradora-geral Raquel Dodge se referiu ao general Eduardo Villas Bôas, assessor do Planalto, como “herói nacional”. Ela e todos os demais oradores na homenagem ao ex-comandante do Exército.

Taxa Selic a 5%

Economista-chefe do Porto Seguro, José Pena aposta para 2019 taxa Selic a 5%, em razão da desaceleração global, da ameaça argentina à industrial brasileira e a retomada ainda lenta da atividade doméstica.

Mérito judiciário

O presidente Jair Bolsonaro recebe a Ordem do Mérito Judiciário nesta terça, no TST. Também serão homenageados os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Augusto Heleno (GSI) e os presidentes do Supremo, do Senado e da Câmara, além de outras 46 autoridades.

Pensando bem...

...em vez de todo dia, o Detran podia multar dia sim, dia não.

PODER SEM PUDOR

Imagem ilustrativa da imagem Para 44%, Bolsonaro deve priorizar Saúde pública

Quem tem votos

De Dinarte Mariz aos jornalistas Carlos Castello Branco e Murilo Melo Filho:

- Eu vetara a candidatura de Aluízio Alves ao governo do Rio Grande do Norte, quando ouvi do marechal Castelo Branco, no Planalto, a advertência: “Lá no seu Estado, segundo estou informado, quem tem votos é o dr. Aluízio”.

Mariz respondeu:

- Não seja por isto, presidente. Se fosse só por ter voto, quem devia estar sentado aí era Juscelino (Kubitscheck), que tem muitos votos, e não o senhor, que não os tem.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos