“A fome, a miséria, o desemprego... tá aí”

Presidente Jair Bolsonaro insistindo nos perigos de lockdowns sem fim

Nos EUA, Covid foi única causa em 5% dos óbitos

A Covid-19 foi apontada como a única causa de morte em apenas 5% de todas as 546 mil mortes ocorridas nos Estados Unidos desde o início da pandemia. Os dados são do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS, sigla em inglês) do Centro para Controle de Doenças (CDC). O levantamento também aponta que foram identificadas nos demais 95% óbitos, em média, quatro comorbidades, para além da própria Covid.

Certificado

Os dados do NCHS são atualizados diária e semanalmente e têm origem nas certidões de óbitos emitidos nos municípios e estados.

Coquetel de problemas

As comorbidades mais comuns são a gripe influenza, pneumonia, problemas respiratórios, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

Menos comuns

Mais de 20 mil vítimas que faleceram infectadas por Covid também tinham Doença de Alzheimer. A obesidade vitimou 21 mil pessoas.

Grande maioria

Quase a metade dos óbitos pela Covid registrados nos EUA contou também com infecção pelo vírus influenza ou quadro de pneumonia.

Lobby contra energia solar sofre derrota no TCU

O ministro Aroldo Cedraz suspendeu os efeitos da decisão do próprio Tribunal de Contas da União (TCU), que atingia o sistema de geração distribuída e inviabilizava as micro e minigeradoras de energia solar em residências e empresas, que hoje garante economia de até 90% na conta mensal de energia. Assim, a Aneel fica impedida de anular políticas de estímulo à geração de energia solar renovável, asseguradas desde 2014.

Retrocesso, não

Seria um retrocesso ao desenvolvimento do País e de suas políticas públicas ceder à pressão das distribuidoras em prejuízo da sociedade.

Cobrança abusiva

As poderosas distribuidoras pressionam para cobrança abusiva até pelos postes e fios, daqueles que, de boa fé, investiram em energia solar.

Recurso da ABGD

O recurso foi apresentado ao TCU pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e duas ONGs ligadas ao setor.

Lobby vale-tudo

A agência reguladora de energia elétrica Aneel, que sofre forte influência das distribuidoras, prestou informações incompletas, que poderiam induzir a erro o Tribunal de Contas da União.

‘Habemus candidato’

O ministro Marco Aurélio botou o dedo na ferida, ontem, ao lamentar a decisão política do STF: “‘Precisamos ter candidato a presidente em 2022’ não pode ser usado como argumento jurídico”, disse ele.

Vício insanável

Tem tanta gente babando pela CPI da Pandemia que passa com a maior naturalidade a presença de senadores cujos filhos são governadores que receberam bilhões do governo federal, e estão sujeitos a investigação.

Boa notícia

Depois da estabilização e início da queda nos casos, a média de mortes por Covid no Brasil finalmente começa a cair. Segundo o Worldometer, a média brasileira era de 3.125 e fechou ontem em 2.879. Queda de 7,8%.

Até setembro

Quase 135 milhões de brasileiros devem ser vacinados até setembro, praticamente toda a população com mais de 18 anos. É a previsão de um estudo de Fernando Genta, economista-chefe da XP Asset.

Missão de senador

O senador Jorginho Mello (PL-SC) reagiu à própria escolha, pelo bloco governista, como membro titular da CPI da Covid: “demandará muito trabalho e tempo, mas vamos lá: missão dada, missão cumprida!”.

Ajuda na exportação

Empresários que queiram exportar poderão participar de 13 ações, entre missões prospectivas e encontros, em 2021, que serão promovidos pela CNI e Apex-Brasil. Empresas da Alemanha, China, Emirados Árabes e África do Sul, de diversos setores, como alimentos, estão confirmadas.

Assim é se lhe parece

Suposto estudo divulgado no Whatsapp aponta que os estados com as maiores taxas de letalidade da Covid votaram em Bolsonaro. Faltou dizer que o presidente também venceu nos estados com as menores taxas.

Pensando bem...

...tolerar pai de governador participando da CPI da Pandemia é como escolher o senador Flávio Bolsonaro (Rep-RJ) como relator da comissão.

PODER SEM PUDOR

O vovô twiteiro

Imagem ilustrativa da imagem Nos EUA, covid foi única causa em 5% dos óbitos
| Foto: Charge

Em campanha para a Presidência da República no início do século, o octogenário Plínio de Arruda Sampaio (Psol), com fôlego de garoto, ficou viciado no Twitter. Aprendeu a teclar pelo celular e divulgava cada passo de suas viagens. Num imprevisto, em Bom Jesus da Lapa (BA), viu-se sem sinal de celular nem conexão para o laptop da equipe. Ao descobrir numa pracinha uma lan house onde a garotada jogava games, não titubeou. Meteu-se entre a rapaziada, escolheu um computador e ficou twitando por uma hora.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br