| |

CLÁUDIO HUMBERTO 5m de leitura

Ministros reclamam até de preconceito de Guedes

ATUALIZAÇÃO
26 de setembro de 2021

null
AUTOR

“A razão pela qual este STF se apresenta como exemplo vivo de que a democracia deriva do dissenso institucionalizado”

Presidente do Supremo, Luiz Fux, sobre o ‘relacionamento institucional frutífero’ dos ministros

Ministros reclamam até de preconceito de Guedes

Ministros das áreas política e social se rebelam contra o ministro Paulo Guedes (Economia), queixando-se de falta de diálogo e até de alegadas reações preconceituosas contra políticos, sobretudo quando nordestinos. Como não são ouvidos sobre decisões que afetam suas pastas, eles resolveram enfrentar Guedes na sua seara, daí o estudo técnico em que mostram não ser necessário o recente aumento da alíquota do IOF.

Claro isolamento

Paulo Guedes enfrenta um claro isolamento no governo, agravado pelo recente aumento do IOF, contra as ponderações de outros ministros.

CPMF do B

A reação de Guedes à iniciativa dos ministros foi ameaçar sua versão de CPMF. Ele vazou que estuda aumentar ainda mais o IOF, para 0,1%.

Caneta nervosa

O ministro da Economia parece ter adorado a facilidade de aumentar a alíquota do IOF por decreto, sem precisar passar pelo Congresso.

Ficou cansativo

Quando contestado em reuniões ampliadas, Guedes sempre ameaça pedir o boné, numa estratégia que o desgasta junto a Bolsonaro.

Brasil supera vacinação no Reino Unido esta semana

O Brasil encerrou a semana com mais de 70% da população vacinada contra covid com ao menos uma dose e, graças à média diária de cerca de 1,5 milhão de doses, deve passar nos próximos dias o Reino Unido. Primeiro país do ocidente a dar início à imunização, os britânicos contam com cerca de 72% da população vacinada, mas avança bem devagar, ao contrário do Brasil, que tem décadas de campanhas vacinais de sucesso.

Sem freio

Para entender o ritmo brasileiro de vacinação, iniciamos setembro com 63,7% e subimos para 70%, enquanto britânicos foram de 70,5% a 72%.

Logo ali

Depois de ultrapassar o Reino Unido, União Europeia e EUA, o próximo “alvo” brasileiro é o Canadá, que tem hoje 76% da população vacinada.

No pódio

O Brasil é o 3º na proporção de vacinados na América do Sul, atrás, por enquanto, de Uruguai e Chile, que têm 78% e 77,5%, respectivamente.

Raro elogio

O conselho de diretores do FMI elogiou as autoridades brasileiras pela “resposta política” à pandemia, reduzindo expressivamente “a severidade da recessão e amorteceu o impacto nos pobres e vulneráveis”.

Comparação

Prosperando a união PSL/DEM, sua bancada terá 82 deputados na Câmara. Desde a Constituição de 1988, a maior bancada do DEM (então PFL), foi em 1998, com 105. No primeiro governo Lula, o PT cravou 91.

Tamanho é documento

Atualmente há apenas um bloco partidário na Câmara, reunindo Pros, PSC e PTB. O bloco é composto por 31 deputados federais, sendo a décima maior bancada. O DEM (ex-PFL), com 28 deputados, é a 11ª.

100 milhões entregues

Com mais 4,5 milhões de doses de AstraZeneca entregues ao Ministério da Saúde na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) superou a marca de 100 milhões de vacinas para a campanha.

Popular sou eu

Os dois senadores do Rede de Marina Silva, partido de um só deputado federal, Randolfe Rodrigues (AP) e Fabiano Contarato (ES) votaram a favor da PEC que dificulta a participação popular em projetos de lei.

Investimentos em alta

O Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal já rendeu US$ 100 bilhões em novos investimentos no Brasil, lembrou Fabio Faria (Comunicações), após o discurso de Bolsonaro na ONU.

Números não mentem

O Brasil é responsável por emitir apenas 1,3% dos gases de efeito estufa do mundo. Em comparação, a China é o maior poluidor do mundo: 31%. EUA (13,4%), União Europeia somada ao Reino Unido (8,7%), Índia (6,8%) e Rússia (4,7%) fecham o top-5 das nações que mais poluem.

Avanço importante

Associação de empresas de telecomunicações comemorou a aprovação do leilão do 5G. Para a Conexis, isso “representa um passo importante para fortalecer o papel do Brasil no mapa global da economia digital”.

Pensando bem...

... foi só Bolsonaro voltar a falar com a imprensa que a seca deu trégua e começou a chover em Brasília.

PODER SEM PUDOR

 

Presentes inúteis

Advogado que seria depois admirado em todo o País, Werner Becker era vereador de oposição em Porto Alegre, nos anos de chumbo, e vivia às turras com um arenista provocador, Jorge Goularte, um ex-sargento conhecido com fama de truculência. Certa vez, durante uma discussão no plenário, Goularte tentou ironizar o fato de Becker ser emérito apreciador de uísque: “Vou oferecer ao senhor algo inútil: um copo de leite!” Werner Becker reagiu na bucha, arrancando gargalhadas gerais: “E eu vou oferecer a você um livro!”

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS