“A razão pela qual este STF se apresenta como exemplo vivo de que a democracia deriva do dissenso institucionalizado”

Presidente do Supremo, Luiz Fux, sobre o ‘relacionamento institucional frutífero’ dos ministros

Ministros reclamam até de preconceito de Guedes

Ministros das áreas política e social se rebelam contra o ministro Paulo Guedes (Economia), queixando-se de falta de diálogo e até de alegadas reações preconceituosas contra políticos, sobretudo quando nordestinos. Como não são ouvidos sobre decisões que afetam suas pastas, eles resolveram enfrentar Guedes na sua seara, daí o estudo técnico em que mostram não ser necessário o recente aumento da alíquota do IOF.

Claro isolamento

Paulo Guedes enfrenta um claro isolamento no governo, agravado pelo recente aumento do IOF, contra as ponderações de outros ministros.

CPMF do B

A reação de Guedes à iniciativa dos ministros foi ameaçar sua versão de CPMF. Ele vazou que estuda aumentar ainda mais o IOF, para 0,1%.

Caneta nervosa

O ministro da Economia parece ter adorado a facilidade de aumentar a alíquota do IOF por decreto, sem precisar passar pelo Congresso.

Ficou cansativo

Quando contestado em reuniões ampliadas, Guedes sempre ameaça pedir o boné, numa estratégia que o desgasta junto a Bolsonaro.

Brasil supera vacinação no Reino Unido esta semana

O Brasil encerrou a semana com mais de 70% da população vacinada contra covid com ao menos uma dose e, graças à média diária de cerca de 1,5 milhão de doses, deve passar nos próximos dias o Reino Unido. Primeiro país do ocidente a dar início à imunização, os britânicos contam com cerca de 72% da população vacinada, mas avança bem devagar, ao contrário do Brasil, que tem décadas de campanhas vacinais de sucesso.

Sem freio

Para entender o ritmo brasileiro de vacinação, iniciamos setembro com 63,7% e subimos para 70%, enquanto britânicos foram de 70,5% a 72%.

Logo ali

Depois de ultrapassar o Reino Unido, União Europeia e EUA, o próximo “alvo” brasileiro é o Canadá, que tem hoje 76% da população vacinada.

No pódio

O Brasil é o 3º na proporção de vacinados na América do Sul, atrás, por enquanto, de Uruguai e Chile, que têm 78% e 77,5%, respectivamente.

Raro elogio

O conselho de diretores do FMI elogiou as autoridades brasileiras pela “resposta política” à pandemia, reduzindo expressivamente “a severidade da recessão e amorteceu o impacto nos pobres e vulneráveis”.

Comparação

Prosperando a união PSL/DEM, sua bancada terá 82 deputados na Câmara. Desde a Constituição de 1988, a maior bancada do DEM (então PFL), foi em 1998, com 105. No primeiro governo Lula, o PT cravou 91.

Tamanho é documento

Atualmente há apenas um bloco partidário na Câmara, reunindo Pros, PSC e PTB. O bloco é composto por 31 deputados federais, sendo a décima maior bancada. O DEM (ex-PFL), com 28 deputados, é a 11ª.

100 milhões entregues

Com mais 4,5 milhões de doses de AstraZeneca entregues ao Ministério da Saúde na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) superou a marca de 100 milhões de vacinas para a campanha.

Popular sou eu

Os dois senadores do Rede de Marina Silva, partido de um só deputado federal, Randolfe Rodrigues (AP) e Fabiano Contarato (ES) votaram a favor da PEC que dificulta a participação popular em projetos de lei.

Investimentos em alta

O Programa de Parceria de Investimentos (PPI) do governo federal já rendeu US$ 100 bilhões em novos investimentos no Brasil, lembrou Fabio Faria (Comunicações), após o discurso de Bolsonaro na ONU.

Números não mentem

O Brasil é responsável por emitir apenas 1,3% dos gases de efeito estufa do mundo. Em comparação, a China é o maior poluidor do mundo: 31%. EUA (13,4%), União Europeia somada ao Reino Unido (8,7%), Índia (6,8%) e Rússia (4,7%) fecham o top-5 das nações que mais poluem.

Avanço importante

Associação de empresas de telecomunicações comemorou a aprovação do leilão do 5G. Para a Conexis, isso “representa um passo importante para fortalecer o papel do Brasil no mapa global da economia digital”.

Pensando bem...

... foi só Bolsonaro voltar a falar com a imprensa que a seca deu trégua e começou a chover em Brasília.

PODER SEM PUDOR

Imagem ilustrativa da imagem Ministros reclamam até de preconceito de Guedes
| Foto: Divulgação

Presentes inúteis

Advogado que seria depois admirado em todo o País, Werner Becker era vereador de oposição em Porto Alegre, nos anos de chumbo, e vivia às turras com um arenista provocador, Jorge Goularte, um ex-sargento conhecido com fama de truculência. Certa vez, durante uma discussão no plenário, Goularte tentou ironizar o fato de Becker ser emérito apreciador de uísque: “Vou oferecer ao senhor algo inútil: um copo de leite!” Werner Becker reagiu na bucha, arrancando gargalhadas gerais: “E eu vou oferecer a você um livro!”