“Não há uma fatura sequer de pagamento”

Senador Marcos Rogério (DEM-RO) sobre suspeita de corrupção sem dinheiro envolvido

Média de mortes é a menor desde 5 de março

Enquanto a campanha de imunização contra a Covid-19 avança para além das 112 milhões de doses administradas na população, o Brasil atingiu esta semana a menor média de mortes (1.450) em decorrência do vírus desde o dia 5 de março, quando foi registrada uma média de 1.423 óbitos. A média móvel de casos de sete dias também está em queda, mas continua alto: 48,6 mil novos casos da Covid-19 em todo o País.

Vacinados

Até sexta-feira (9), 82,7 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose da vacina. Representam quase 39,5% da população.

Imunizados

O total de brasileiros totalmente imunizados ultrapassa neste fim de semana os 30 milhões, quase a metade do total do grupo prioritário.

Longe do pico

No pico da pandemia, nas primeiras semanas do mês de abril, o País registrava uma média móvel de 3,1 mil óbitos por dia.

Comparação mundial

A média móvel de sete dias na Índia, por exemplo, está abaixo das 900. Nos EUA, o número já está na casa dos 220, segundo o Worldometer.

Pacheco sai das sombras e retoma protagonismo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), saiu das sombras da CPI da Pandemia, que parecia o intimidar, e retomou o protagonismo, nesta sexta (9), tentando botar a bola no chão. Lembrou o respeito devido à Constituição e às eleições e deu um jeito de encaixar o lembrete sobre a independência e harmonia entre os poderes. Fez lembrar, mesmo sem mencioná-los, excessos e abusos vistos nos três Poderes.

É preciso agir

Mais que falar, Pacheco sabe que precisa agir, fazer política, dialogar, pacificar. Disso podem depender o seu destino e o futuro político do País.

Está em suas mãos

Operando o entendimento, Pacheco viabilizaria disputar a Presidência, como quer Gilberto Kassab, presidente do PSD, seu futuro partido.

Caminho pavimentado

Articulador político habilidoso, Kassab tem claro que a elevada rejeição de Bolsonaro e Lula pavimenta o caminho de uma candidatura de centro.

São uns malas

Teóricos da malandragem, ligados a sindicatos, defendem a ideia de que é “cringe” ou coisa “antiquada” o trabalho presencial no pós-pandemia. O tempo passa, o tempo voa, e a malandragem continua numa boa.

Garoto propaganda

O presidente Jair Bolsonaro ama odiar jornais e outros veículos que o criticam. Consome tempo importante de suas “lives” para repercutir notícias que a maioria das pessoas, até por sua recomendação, não viu.

Imunizados

O Brasil ultrapassa neste sábado a marca de 30 milhões de pessoas totalmente imunizadas com duas doses de vacina ou uma dose do imunizante Janssen. Elas representam mais de 14% da população.

É operador mesmo

Randolfe diz estar “provado” que Élcio Franco (ex-secretário-executivo) era “operador do Ministério da Saúde” de Pazuello. Até vendedores de pipoca na Esplanada sabem que secretário-executivo é quem opera o ministério, qualquer ministério. É ele quem toca a máquina.

Aberto

O governo do DF abre, às 10h deste sábado (10), o agendamento de vacinação para as pessoas com mais de 41 anos. A expectativa é que a faixa etária de 40 anos comece a ser agendada no início da semana.

Tiro para todos

A CPI da Pandemia já expediu 1.859 pedidos de informação, entre quebra de sigilos, solicitação de documentos, esclarecimentos e informações de empresas de tecnologia, jornais, órgãos públicos etc.

Impacto no PIB

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais comemorou estudo da Federação das Indústrias do estado de que o acordo com a mineradora Vale, de R$37,7 bilhões, pelos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG), elevará o PIB estadual em 2% e o nacional em 0,1%.

Só uma dose

O imunizante do laboratório Janssen, da gigante Johnson&Johnson, já foi aplicado em 2,14 milhões de brasileiros nas últimas duas semanas. Já representam 2,2% de todas as vacinas aplicadas no País até agora.

Pensando bem...

...recesso vai provocar crise de abstinência na bancada do holofote.

PODER SEM PUDOR

Toupeira

Imagem ilustrativa da imagem Média de mortes é a menor desde 5 de março
| Foto: Enio

O cordato senador Jarbas Passarinho (PA) certa vez se meteu em um bate-boca entre Petrônio Portella (PI) e Paulo Brossard (RS) para socorrer o amigo do Piauí. Polemista competente, Brossard escorregou no autoelogio: “Minha conduta de homem público é uma linha reta!” Passarinho exclamou ao microfone, arrancando gargalhadas: “Se andar em linha reta fosse mérito, a toupeira seria o rei dos animais...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br