“O que afeta a economia é a pandemia”

Ex-ministro Henrique Meirelles crê em recuperação rápida após controle da Covid-19

Maioria acha que STF ‘interfere muito’ no governo

Levantamento nacional do instituto Paraná Pesquisas indica que a maior parte dos entrevistados acha que o Supremo Tribunal Federal (STF) está se excedendo em decisões que afetam atos de exclusiva prerrogativa do presidente Jair Bolsonaro. Segundo essa pesquisa, realizada para esta coluna e para o site Diário do Poder, 39% dos brasileiros consideram que o STF “interfere muito” no Executivo contra 34,1% que acham “pouco”.

18,8% acham pouco

Do total de entrevistados, 18,8% avaliam que o STF “nada” interfere nos atos do governo, enquanto 8,2% não quiseram ou não souberam opinar.

‘Líderes de oposição’

A polêmica foi provocada sobretudo por decisões dos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes anulando decretos, nomeações e MPs.

Requereu, levou

Só Alexandre de Moraes proferiu contra o governo Bolsonaro 7 decisões monocráticas, na maioria pedido da oposição, em cerca de um mês.

Dimensão nacional

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.267 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 4 e 6 deste mês.

Venda direta de etanol não afeta receita tributária

Governos do Nordeste desfazem uma velha mentira dos distribuidores de combustíveis, reproduzida pelos “parças” da ANP (Agência Nacional do Petróleo), de que venda direta de etanol aos postos, solução para reduzir os preços ao consumidor, provocaria “evasão” de impostos. No Rio Grande do Norte, após decisão da Justiça Federal autorizando usinas locais a venderem seus estoques inclusive a postos, o governo editou decreto sistematizando a cobrança de impostos, sem prejuízo ao Estado.

Caso exemplar

A agilidade potiguar permitiu que a Destilaria Baía Formosa vendesse seus estoques, garanta 2 mil empregos e inicie a safra em agosto.

Parece coisa de máfia

A ANP obriga o produtor a entregar etanol às distribuidoras e as autoriza a não comprar. E proíbe usinas de venderem mais barato aos postos.

Pernambuco pronto

Em Pernambuco, o governo estadual também já adotou providências para que a venda direta, inevitável, não afete a cobrança de tributos.

Guerra aberta

Convencido de que Celso de Mello está com sangue nos olhos contra Bolsonaro, parlamentares apostavam, ontem, que o ministro do STF afrontará o governo com ordem de busca e apreensão no Planalto.

Virou pessoal

O ministro Alexandre de Moraes voltou a tomar decisão com o fígado, ao ignorar o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para reconsiderar seu veto à nomeação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal.

Poder intrigante

Os presidentes da Câmara e do Senado deveriam explicar o incrível poder de influência sobre eles dos “policiais legislativos”, os seguranças armados que dirigem seus carros oficiais e fazem a segurança da dupla. Conseguiram emplacar na lista de servidores que terão aumento.

Entendimento

O chanceler Ernesto Araújo conversou por telefone, nesta sexta (8), com a chanceler da Austrália, Marise Payne. Os países decidiram trabalhar juntos e de modo coordenado para enfrentar desafios da crise da Covid.

Ossos da ignorância

No livro “Os Ossos dos Mortos”, da polonesa Olga Tokarczuk, uma abestada disse no excelente canal Arte1 que a Covid-19 “veio do desmatamento”. Deve achar também que tem girafa na Amazônia.

Por dois meses

Líder do Podemos na Câmara, o deputado Léo Moraes (PR) pediu a Rodrigo Maia a criação de grupo para discutir o adiamento das eleições. “Estamos a 150 dias e o Congresso reluta em aceitar o debate”, disse.

Antigos protagonistas

Já a caminho do esquecimento, Lula ressurgiu com a condenação a 17 anos de prisão no TRF-4. Já no dia seguinte, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) também foi “redescoberto”, virando réu em novo processo.

Demorou, mas chegou

O governo federal tem ajudado estados a se equiparem contra a Covid-19. Amapá, Ceará, Paraíba e Pernambuco receberam cem novos respiradores para UTI esta semana. Ao todo, são 487 equipamentos.

Pensando bem...

...até agora, o mundo não acabou.

PODER SEM PUDOR

Planos para visita íntima

Imagem ilustrativa da imagem Maioria acha que STF ‘interfere muito’ no governo
| Foto: Charge

Certa vez, durante almoço no velho Piantella, em Brasília, o dono do restaurante, Marco Aurélio, não parava de lamentar a condenação no mensalão de um cliente ilustre, José Dirceu, e a confirmação pelo próprio ex-ministro de que seria obrigado a cumprir prisão em regime fechado. A todo momento, o chef olhava para Dirceu e lamentava: “Zé, eu não aguento ficar dois anos sem você...” Ouvindo as lamúrias ao lado do jornalista Pedro Rogério Moreira, o ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI) gozador incorrigível, interveio: “Zé, vamos fazer o seguinte: quando você tiver direito a visita íntima, convoque o nosso Marco Aurélio!” E todos caíram na gargalhada. Inclusive Marco Aurélio, que, aliás, é espada.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br