Intrigas teriam como fonte assessoria de Ramos
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de outubro de 2020
Claudio Humberto
“Podem escrever... eu acho necessária”
Presidente do STF, ministro Luiz Fux, garante que haverá judicialização sobre a vacinação obrigatória
Intrigas teriam como fonte assessoria de Ramos
A polêmica envolvendo o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), que reagiu a “fofocas e intrigas” que “atrapalham o governo Jair Bolsonaro”, lançou luz sobre uma queixa crescente contra a assessoria do ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. Ministros e parlamentares aliados estão convencidos de que saem daquela pasta, que funciona no Palácio do Planalto, as intrigas plantadas em órgãos de imprensa, em geral atribuídas a uma fantasiosa “ala militar” do governo.
‘Maria fofoca’ tem crachá
Ao se utilizar da expressão “maria fofoca”, o ministro Ricardo Salles se referia a uma assessora de Ramos, cuja identidade não revelou.
Turma do ‘deixa disso’
Após Salles reagir às “fofocas”, no Twitter e depois durante entrevista à Rádio Bandeirantes, entrou em campo a “turma do ‘deixa disso’”.
O ‘homem sorriso’
Poucos acreditam que Ramos faça intrigas. Afável e simpaticão, “ele ri até de barulho de xícaras”, diz um ministro com gabinete no Planalto.
Bronca no Congresso
Apesar disso, Ramos tem sido acusado por políticos aliados de “não resolver” e de manter emperradas demandas e emendas parlamentares.
Covid: panorama do Brasil é o melhor em 130 dias
Em queda livre desde 8 de agosto, quando atingiu o pico de 818,5 mil, o número de casos ativos, pessoas atualmente infectadas pela Covid, despencou 51,3% para 399 mil nesta sexta, segundo o Ministério da Saúde. Ao contrário de europeus como França e Espanha, que têm números recordes de infecção este mês e já passaram de 1 milhão de casos, o Brasil tem o menor número de doentes dos últimos 130 dias.
O que importa
A queda nas mortes também foi de 52%, segundo o Worldometer, que monitora a pandemia no mundo. A média diária caiu de 1.019 para 493.
Menos infecções
No mesmo período, o Brasil também reduziu a média de casos em 48%, de 43,5 mil para 22,7 mil, segundo o levantamento.
Europeus vão mal
França, Espanha, Reino Unido e Itália juntos "dão um Brasil", mas os casos nesses subiram 917% e as mortes, incríveis 1.496% no período.
Chave de cadeia
Condenado pela distribuição de leite em caixas com logotipo de sua gestão, quando prefeito de Nova Iguaçu, o ex-senador Lindberg Farias (PT) é suspeito também de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. E ainda queria ser candidato a vereador no Rio de Janeiro.
A força local
Candidato à prefeitura de Manaus com o apoio ostensivo de Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) patina desde a largada. Já o veterano político Amazonino Mendes lidera com folga todos os levantamentos.
Outro acordo de paz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou mais um acordo de paz na região do Oriente Médio e África do Norte. Os EUA vão ajudar o Sudão financeiramente em troca de o país africano reconhecer o estado de Israel. É o quarto acordo mediado por Trump na região.
É tudo fake?
A CNN, que apoia os democratas, divulgou sua pesquisa sobre quem venceu o debate, nos EUA: deu Joe Biden, claro, com 53% a 39%. Já na Fox News, pró-republicanos, Donald Trump venceu de 74% a 24%.
A crise é séria
Centenas de moradores de um bairro de Brasília ficaram 36 horas sem acesso à internet ou televisão entre quinta e sexta. O motivo: roubo de mais de 100m de cabos de fibra ótica e outros equipamentos.
Tombo menor é vitória
A Confederação Nacional da Indústria prevê que a economia brasileira vai retrair 4,2% neste ano de pandemia. É boa notícia: lembra que “no auge da crise, teve quem acreditasse que o tombo seria de 9%”.
Fake news
O ativismo ideológico relata interpretações e não fatos. Ontem, Ernesto Araújo (Itamaraty) afirmou, em português, que o Brasil rejeita o aborto “como método de planejamento familiar”. Não houve afronta às leis ou decisões do Supremo, como relatado por muitos comunicadores.
Único lado bom
Os incêndios no Pantanal e na Amazônia afetaram a nossa fauna, mas trouxeram um avanço. Resoluções do Conselho Federal de Veterinária liberaram uso de ozonioterapia e células-tronco para tratar queimaduras.
Pensando bem...
...dizer que a vacina de Oxford é "chinesa" porque os insumos vêm da China é como dizer que o vendedor do cimento é o arquiteto do projeto.
PODER SEM PUDOR
Vale o quanto mede
ACM Neto (DEM-BA) era deputado e motivava muitas piadas em Brasília, algumas injustas, sobre a petulância herdada do avô ilustre. Em conversa para a qual pediu reserva, certa vez um famoso correligionário catarinense de Neto observou: “O garoto tem alma de argentino...” O repórter não entendeu e o parlamentar complementou a ironia: “...ele não vale nem metade do que acha que vale.”
___
Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br