“A tendência é reduzir o valor da conta de energia”

Ex-ministro Delfim Neto sobre a privatização da Eletrobras, para ele no caminho certo.

Exército abre processo e quer Pazuello reformado

O comando do Exército Brasileiro determinou a instauração de processo administrativo para apurar as circunstâncias da participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, ainda no serviço ativo, da gigantesca manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro neste domingo (23), no Rio de Janeiro. Pazuello, que chegou a discursar no ato, terá assegurado direito a ampla defesa. Em princípio, o comando tentará convencer o ex-ministro e pedir transferência para a reserva.

Punição avaliada

O processo administrativo vai avaliar a pertinência da sanção disciplinar contra Pazuello, que vai da advertência a prisão em unidade militar.

Pazuello resiste

As primeiras sondagens realizadas por colegas da Força mostram um Pazuello pouco disposto a passar para a reserva.

Regulamento proíbe

O regulamento disciplinar do Exército proíbe a participação de militares da ativa em eventos políticos.

Filiação só na reserva

Mantendo o projeto de disputar mandato em 2022, Pazuello terá de passar para a reserva para adquirir o direito a filiação partidária.

Ministro entra na briga pelo governo da Bahia

Deputado federal e ministro da Cidadania, João Roma (Rep) entrou no “radar” dos políticos da Bahia considerados para a disputa pelo governo do Estado. Seu nome foi a principal surpresa do levantamento na Bahia realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, entre 12 e 15 de maio. João Roma aparece com 15%, vinculado ao apoio do presidente Bolsonaro, atrás de ACM Neto (DEM) “com apoio de Ciro Gomes (PDT)”, somando 38%, e Jaques Wagner (PT) “com apoio de Lula”, que totaliza 33,6%.

Sem deslumbre

O ministro ficou surpreso com seu nome na pesquisa: “Fiquei feliz, mas sem deslumbre. Sabemos das adversidades dessa caminhada”.

Espaço político

Ficou surpreso, mas gostou. “Além da obrigação defender a agenda do presidente na Bahia”, ele vê o surgimento de um espaço político.

Voo próprio na Bahia

Ex-chefe de gabinete de ACM Neto na prefeitura de Salvador, João Roma ganhou voo próprio, elegeu-se deputado e se fez ministro.

Boa notícia

Enquanto a vacinação avança e os Estados reabrem leitos que sequer deveriam ter sido fechados, as mortes por Covid seguem caindo. Ontem foram 790 mortes, segundo o Conass. É o menor resultado em 91 dias.

Alô, CPI

O MPF denunciou à Justiça Federal Jailson Correia, ex-secretário de Saúde de Geraldo Júlio (PSB) no Recife, pelo desvio de R$ 322,5 mil na compra de respiradores. A CPI da Pandemia manterá seu desinteresse?

Voz da experiência

A 42 dias da aposentadoria, o ministro Marco Aurélio voltou a defender, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que só o plenário do STF delibere sobre decisões dos outros poderes. Hoje, qualquer ministro pode anular monocraticamente e até determinar decisões aos demais poderes.

Reconhecimento

O vídeo que o ator global Marcos Caruso fez da “motociata” foi um dos mais vistos nas redes. “Não para, não para. Faz 7 minutos que esta merda tá aqui sem parar”, disse. Apoiadores de Bolsonaro adoraram.

90 milhões de doses

O governo federal já distribuiu mais de 90 milhões de doses de vacinas aos Estados, segundo dados do Ministério da Saúde. Já foram aplicadas mais de 63 milhões de doses, 4º melhor resultado do mundo.

Discussão da origem

O respeitado Wall Street Journal desvendou relatório de inteligência do Departamento de Estado dos EUA que relata a hospitalização ao menos de três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, com sintomas compatíveis com a Covid, em novembro de 2019, antes do primeiro caso apontado pela China, em 8 de dezembro. O governo chinês já negou.

Imagina isso no Brasil

A rede social Twitter classificou de “informação manipulada” um post de um dos líderes do partido do governo Modi, na Índia, sobre um “kit de informações” do governo sobre o coronavírus e a pandemia. No dia seguinte, a polícia bateu nos escritórios do Twitter e mandou tirar o aviso.

Entre em pânico agora

Após demorar a admitir a pandemia para não desagradar a China, o diretor da OMS, Tedros Adhanom, agora prega o terror, prevendo “um novo vírus que pode ser “ainda mais contagioso e mortal” que o covid.

Pergunta no Rio

A oposição na CPI ficou mais irritada com a presença de Pazuello ou com o tamanho da gigantesca manifestação pró-Bolsonaro?

PODER SEM PUDOR

Imagem ilustrativa da imagem Exército abre processo e quer Pazuello reformado
| Foto: Divulgação

O padre Pero Vaz

Paulo Ronaldo era deputado estadual do Pará, nos anos 1970, quando resolveu discursar em homenagem ao Descobrimento do Brasil: “Quando rezou a Primeira Missa, o padre Pero Vaz de Caminha...” Foi interrompido por um colega: “Pero Vaz de Caminha foi escrivão da frota de Cabral e não padre...” A resposta do deputado arrancou gargalhadas: “Vossa Excelência está por fora. Me contaram que o padre adoeceu e quem celebrou a missa foi Pero Vaz. Portanto, quem celebra missa é padre!”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1