“Cerca de 20 milhões de doses a todos os entes federativos”

Presidente Jair Bolsonaro sobre a distribuição de vacinas feitas nos últimos dias

Encontro com Lula foi recado de FHC a Doria

Tucanos históricos acham que o primeiro objetivo de FHC ao encontrar o petista Lula era mandar um claro recado a João Doria, governador de São Paulo, que ele próprio define como “lição”. O recado é: ainda bato bola, em política, e posso produzir estragos na sua candidatura. FHC se queixa do estilo “trator” de Doria, tentando impor sua candidatura e o alijando das conversas. Duas vezes eleito presidente e fundador do PSDB, FHC acha que conquistou o direito ao menos de ser ouvido.

Risadas audíveis

O papo sem futuro com Lula, já rejeitado no PSDB, a rigor, só foi útil para algo que os aproxima: falar mal de Bolsonaro. Deram muitas risadas.

Explosão fez eco

O silêncio público de Doria foi significativo. Sua explosão de indignação ecoou no Palácio dos Bandeirantes, mas ele preferiu não passar recibo.

Projeto prejudicado

Atual presidente do PSDB, o ex-deputado Bruno Araújo avalia que o encontro prejudica o candidato do partido ao Planalto, seja quem for.

Reação partidária

Araújo se posicionou em favor do partido que preside e não para atender Doria, cujo estilo trator afetou a relação entre os dois.

‘Missão’ de Pazuello deve ser mesmo no Amazonas

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello negou à CPI da Pandemia que pretenda ser candidato em 2022 a cargo majoritário no Amazonas, onde vive sua família. Ele justificou que é “muita responsabilidade” governar ou exercer mandato de senador. Mas não vai escapar dessa nova “missão” do presidente Jair Bolsonaro, que revelou a ministros mais próximos o desejo de que Pazuello dispute o governo amazonense. Acha que o ex-ministro poderá “prestar contas” de sua atuação contra a Covid no Estado.

Avaliação positiva

Bolsonaro e governistas gostaram do desempenho de Pazuello na CPI. Acham que houve momentos complicados, mas no geral ele foi bem.

Destino político

Carioca, filho de empresário, o ex-ministro se ligou ao Amazonas por meio de suas atividades em unidade do Exército no Estado.

Relações políticas

No Amazonas, o general se deixou picar pela “mosca azul” ao se relacionar com políticos, que buscam opções às velhas “raposas” locais.

Petista pensa como tucano

No 4º volume da sua série de livros Diários da Presidência, o ex-presidente FHC (PSDB) relata a boa relação com Lula (PT) entre a eleição e a posse, e chega até a dizer que José Dirceu, papa do petismo à época da transição, “raciocina como nós, como um tucano”.

Peixes e peixinhos

Não só houve encontro entre os criadores (o tucano “neoliberal” FHC e o petista “socialista” Lula), há uma conversa marcada na internet para as crias Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT).

Pesos e prioridades

Há nove representações no Conselho de Ética da Câmara. Oito são contra Daniel Silveira, deputado preso pelo STF por insultar ministros, e apenas uma contra Flordelis, acusada de mandar assassinar o marido.

De olho nas barragens

O governo divulgou relatório das ações do Ministério do Desenvolvimento Regional para segurança de barragens do País. Foram 63 ocorrências, sendo 24 acidentes, 33 incidentes e seis casos de “fake news”.

Proibido usar máscara

Depois da retirada da obrigação de máscaras de forma nacional, os EUA começam uma nova realidade com a proibição de uso de máscaras em alguns locais, por questão de segurança, de edifícios a lojas de armas.

Tempo para os insumos

O governo confirmou a entrega de 12 milhões de doses de vacinas aos Estados, entre 13 e 20 de maio, sendo 8,3 milhões de Oxford, 3 milhões Coronavac e 647 mil da Pfizer. Há ainda a antecipação de 4 milhões de doses do Covax Facility, o que deve dar tempo para chegada de insumos

Escoamento

Ao anunciar estudos de viabilidade para privatizar a Ferroeste, o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) disse que a tendência é que a ferrovia se ligue “cada vez mais umbilicalmente” ao Porto de Paranaguá (PR).

Lugar de bandido

Mark Chapman assassinou o beatle John Lennon em dezembro de 1980. Seus pedidos de liberdade foram recusados dez vezes pela justiça dos EUA. Fosse no Brasil, já teria obtido prisão domiciliar ou tornozeleira.

Pensando bem...

...a aproximação entre tucanos e petistas representa o reconhecimento da força eleitoral do adversário comum.

PODER SEM PUDOR

Disque Márcio Fortes

Imagem ilustrativa da imagem Encontro com Lula foi recado de FHC a Doria
| Foto: Enio

Habituado a tratar pessoalmente assuntos do trabalho sem rodeios e diretamente, tanto com políticos quanto com populares, o então ministro das Cidades no governo Lula, Marcio Fortes, se empolgou durante entrevista a um jornal carioca e autorizou a publicação do seu celular para qualquer dúvida de interesse público. O jornal publicou o número com destaque. Dias depois, durante reunião em Brasília, o ministro recebeu uma ligação a cobrar de uma senhora esbaforida, que se identificou como moradora de Duque de Caxias (RJ). “Ministro, pelo amor de Deus, estou passando mal aqui na rua, me chame uma ambulância porque ninguém me ajuda.” Marcio Fortes interrompeu a reunião e ligou para o Samu da cidade, que socorreu a senhora.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br