“A covid não sabe quando é sábado, domingo ou feriado”

Senador Chico Rodrigues defende seu projeto que obriga vacinação todos os dias da semana

CPI pode ser adiada em razão da própria pandemia

“Questão de ordem” no plenário do Senado, a ser apresentada nesta terça-feira (13) pelo Líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), poderá abrir caminho para o adiamento da CPI da Pandemia. As atividades presenciais no Senado estão suspensas e seu presidente, Rodrigo Pacheco, já avisou que não permitiria CPI remota. A expectativa é que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça que a CPI é impraticável e recomende o adiamento para outra ocasião.

O nó da questão

A questão de ordem não argumenta contra a CPI, mas dá um nó na questão ao pedir que Pacheco defina sua modalidade de funcionamento.

Perdas traumáticas

A morte de três senadores e de funcionários por Covid traumatizou o Senado, por isso o trabalho presencial foi suspenso.

Regras não faltam

Eduardo Gomes lembrará na questão de ordem regras do Senado e da Justiça que limitam o trabalho remoto, em tempos da pandemia.

Opção semipresencial

Há a opção de CPI semipresencial, considerada impraticável, só com senadores, depoentes e servidores já vacinados fora de grupos de risco.

Vacinação acelera e média chega a 800 mil doses

O Brasil tem elevado o ritmo de vacinação nas últimas semanas, ao contrário do que faz parecer a “torcida do vírus”, e já atingiu média de 800 mil doses aplicadas nos últimos sete dias. De acordo com dados do vacinabrasil.org, a média diária havia caído, principalmente, devido ao feriadão da Páscoa, a pouco mais de 640 mil doses, mas a semana de recordes acelera o ritmo e se aproxima da meta milionária do governo.

Depende disso

Com as entregas de novas doses e o ritmo da campanha em aceleração, a expectativa é que o país chegue logo à média de 1 milhão de doses.

Capacidade comprovada

Nos sete dias na conta, o Brasil aplicou mais de 5,56 milhões de doses, com o recorde de 1,2 milhão em 24h, registrado na última terça (6).

Risco afastado

Essa foi também a semana com maior quantidade de pessoas recebendo a segunda dose: 1,72 milhão ficaram imunizadas contra casos graves.

Discussão malandra

É uma manobra malandra a discussão sobre se o Senado pode investigar prefeitos e governadores suspeitos de desviar... recursos federais. Se o TCU, órgão auxiliar do Poder Legislativo, pode investigar corrupção de dinheiro da União, Senado e Câmara também podem.

No popular

Cientista político Paulo Kramer criticou tentativa de enfiar goela abaixo o ESG (Enviromental, Social and Governance). “Pra mim, ESG continua sendo Escola Superior de Guerra. O resto é lacração corporativa”, disse.

Contra a maré

Só o lobby bilionário de distribuidoras explica defesa das termelétricas na geração de energia no Brasil. Enquanto burocratas tentam manter o país no atraso, a alta na venda de painéis solares elevou receitas de apenas uma fornecedora em âmbito global em 26,14%, para US$ 4,5 bilhões.

Fiocruz na liderança

A Fiocruz será o maior fornecedor de vacinas contra Covid no Brasil, com 222,4 milhões de doses contratadas. À frente do Butantan (130 milhões), Pfizer (100 milhões) e Moderna (63 milhões).

‘Facility’ para inglês ver

O Brasil pagou à Covax Facility, iniciativa da OMS, por 42,5 milhões de doses da vacina contra a Covid. Se cumprir o trato, a Covax será apenas o 5º maior fornecedor, atrás de Fiocruz, Butantan, Pfizer e Moderna.

Absurdo censurado

A fundadora do movimento Vidas Negras Importam (Black Lives Matter) nos EUA é alvo de críticas após comprar mansão de quase R$ 9 milhões numa cidade rica, com apenas 1,4% da população negra. O perfil no Twitter que denunciou o caso acabou misteriosamente suspenso.

Muita estrada

Se de fato for instalada, a CPI da Covid terá prazo de 90 dias para investigar. Depois o relatório vai ao plenário e suas conclusões remetidas ao Ministério Público, para eventuais ações cíveis e criminais.

Foi incompetência

O ex-presidente Michel Temer eximiu Dilma Rousseff de culpa por atos de corrupção durante o governo. “Faço questão de dizer isso”. Segundo Temer, a petista apenas “perdeu a mão” no início do segundo mandato.

Pensando bem...

...instalar CPIs da Covid durante a pandemia é como buscar o culpado do naufrágio em vez de salvar as pessoas que ainda estão se afogando.

PODER SEM PUDOR

O sumiço de Severino

Imagem ilustrativa da imagem CPI pode ser adiada em razão da própria pandemia
| Foto: Charge

Durante votação importante, sobre salário mínimo, o então presidente da Câmara Severino Cavalcanti sumiu do plenário subitamente. Nem sequer presidiu a sessão. Aos repórteres Severino explicaria depois, com a sutileza possível: “Fui fazer uma coisa que ninguém poderia fazer por mim... Vocês sabem.” Presidente da Câmara também faz xixi.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br