“União, vacina e retomada”

Ministro Augusto Heleno (GSI) lista as prioridades do governo federal para o Brasil

Comandante ouviu generais antes de livrar Pazuello

A decisão foi solitária, mas, antes de oficializá-la, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército, teve o cuidado de ouvir cada um dos generais que compõem o serviço ativo da Força sobre sua decisão de arquivar procedimento contra o general Eduardo Pazuello por haver participado de ato de apoio ao presidente da República, no Rio. A reunião do comandante com os generais, antes do veredito, elimina as fantasias de que o desfecho gerou “crise” ou “tensão” entre os militares.

Estilo de comando

O general Paulo Sérgio demonstrou outra vez, no caso Pazuello, seu estilo de liderança, que sempre leva em conta a avaliação dos generais.

Sem conotação

O comandante ouviu o discurso de Pazuello no ato e concluiu que não houve conotação política, ele apenas agradeceu ao apoio recebido.

Foi convincente

Além de apresentar defesa por escrito, Pazuello também fez sustentação oral, e suas alegações acabaram por convencer o comando do Exército.

Sem interferências

A decisão do comandante foi adotada sem interferência do presidente Jair Bolsonaro, segundo asseguram fontes do Palácio do Planalto.

Ritmo de vacinação brasileiro supera o alemão

O Brasil superou nessa sexta (4) a marca de 23 milhões de pessoas imunizadas com duas doses de vacinas contra a Covid-19, equivalente a 11% da população. O bom resultado foi obtido 138 dias depois do início da campanha nacional, dois dias antes do tempo que a Alemanha levou para imunizar o mesmo percentual de sua população, e deixou com cara de tacho negacionistas apegados à lorota de que a vacinação “é lenta”.

Números totais

O Brasil aplicou 72 milhões de doses em 49 milhões de pessoas em 138 dias. Nesse período, a Alemanha aplicou 38,8 milhões em 30 milhões.

França e Itália

A França está um pouco melhor e levou 131 dias para imunizar 11% da população. A Itália precisou de 130 dias para atingir o mesmo percentual.

Duas semanas antes

O Reino Unido, grande produtor de vacinas e primeiro país ocidental a vacinar contra Covid, levou 124 dias para imunizar 11% da população.

AstraZeneca é a nº1

A Fiocruz entregou na sexta-feira mais 5,1 milhões de doses da AstraZeneca, que já se tornou a vacina contra Covid mais adquirida pelo governo, mais de 50 milhões de unidades, passando à frente da Coronavac.

Brasil vai receber

O ministro Fabio Faria (Comunicações) comemorou a inclusão do Brasil na lista de países que vão receber vacinas doadas pelos EUA. Até o fim do mês, serão cerca de 6 milhões das 19 milhões doadas pelo país.

Nem parecia

Enquanto no Corpus Christi o Exército descartava puni-lo, Eduardo Pazuello estacionou o carro no Brasília Shopping e caminhou até o restaurante Madero. Com aparência tranquila e sem ser incomodado.

Alimentando o mundo

No 24° Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (Rússia), o presidente Jair Bolsonaro revelou que “nos próximos anos, o Brasil deve consolidar-se como o maior produtor mundial de alimentos”.

Também no Telegram

Após a onda de censura no Facebook, Instagram e Twitter, grupos políticos migraram para o incensurável Telegram, também liderado por Bolsonaro: ele soma 700 mil inscritos, enquanto o PT de Lula tem 10 mil.

Gaúchos à frente

Apesar do governador hostil ao presidente da República, o Rio Grande do Sul é o primeiro estado a ultrapassar os 30% de doses necessárias para vacinar toda população. Rio de Janeiro é o segundo, com 28%.

Férias da cadeia

O ex-deputado Delegado Francischini classificou de “inceitável” o chocante saidão de 1.800 presos da Papuda (DF), no feriado de Corpus Christi. “Uma decisão que coloca a sociedade em risco!”, protestou.

Luz não é remédio

O SUS faz 2,4 milhões de testes do pezinho por ano, que identifica cerca de 50 doenças em recém-nascidos. E para “lembrar” o Dia do Teste do Pezinho (6/jun) o Senado anunciou que vai... acender luzes lilás.

Pensando bem...

...assistindo às sessões da CPI da Pandemia, muitos finalmente entendem o significado da expressão “discursos de ódio”.

PODER SEM PUDOR

Papel de deputado

Imagem ilustrativa da imagem Comandante ouviu generais antes de livrar Pazuello
| Foto: Enio

Paulo Lustosa era deputado federal pelo Ceará quando foi procurado por um prefeito. Ele queria resolver “um problema urgente” e estendeu um papel. Lustosa leu e se espantou com a pretensão: “Mas isto é ilegal, infelizmente não será possível.” O prefeito torceu o nariz, indignado: “Se fosse legal, eu não precisaria de deputado...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br