''As navalhas são mais perigosas do que os fuzis.''

Ministro Waldir Pires, para quem o dinheiro ameaça mais a democracia que as ditaduras

MST e o preço da trégua
Os bastidores do último encontro de Lula com João Pedro Stédile, líder do MST, indignaram os ministros próximos do presidente. Durante a reunião no Palácio Alvorada, com a presença do ministro Miguel Rossetto (Reforma Agrária), Stédile teria condicionado a ''trégua'' solicitada por Lula até 2006 próxima eleição presidencial a uma participação nas sobras de campanha, para financiar o movimento. Fontes do MST negam que isso tenha ocorrido.

Prioridade no ar
O governo cortou os R$ 160 milhões para a duplicação da BR-101 Sul, onde morreram 1.037 gaúchos e catarinenses nos últimos oito anos. Mas liberou a mesma quantia para pagar o boeing Air Force 51 do presidente Lula.

A, de avião
O projeto da Comissão de Orçamento, que pediu recursos para a compra do avião presidencial, tinha o sugestivo título: PLN nº 7-A.

Atrapalhou
Ninguém acredita em lapso do mais cerebral dos ministros: numa coletiva, ontem, Aldo Rebelo (Coordenação Política) ignorou a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, ao citar os líderes que mais ajudam o presidente Lula.

Vanguarda do atraso
Com o poder de investigar ameaçado no Brasil, procuradores do Ministério Público Federal lembram que, signatários do Estatuto de Roma, atuam ativamente em processos e investigações no Tribunal Penal Internacional.

Falta explicar
Campeão no uso de cartão de crédito por nossa conta, o economista Clever P. Fialho, do Departamento de Documentação da Presidência da República, deveria explicar como gastou, só este ano, R$ 641,2 mil suficientes para comprar três apartamentos de 150 m2 em Brasília, 33 carros populares etc.

Clever who?
Quem digita no motor de busca Google o nome de Clever Fialho campeão de gastos com cartão de crédito do governo só encontra notícias dos... gastos dele com cartão. Leitores suspeitam que Clever não existe.

Programa de Índia
O vice-secretário de Estado americano, Richard Armitage, desculpou-se com o ex-ministro da Defesa indiano, George Fernandes, revistado em duas visitas oficiais aos EUA. E Fernandes nem precisou tirar os sapatos...

Pensando bem...
...caindo tanto no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, qualquer dia o Brasil não terá IDH. Só IH!

Não vem que não tem
Quem conversa com o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Valmir Campelo, sai com uma certeza: se o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) for mesmo indicado para o TCU, ele não lhe dará posse.

S de suspeita, no Sesc
Diretor do Sesc do Espírito Santo há 31 anos, Gutman Uchoa de Mendonça acha ''risíveis'' as denúncias de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, abuso de poder e fraude com recursos do Sistema S, publicadas no jornal capixaba Século Diário. Uchoa teria como parceiro Antônio Oliveira Santos, eterno presidente da Confederação Nacional do Comércio.

Homem econômico
À coluna, Gutman Uchoa justificou falta de licitação em obras do Sesc capixaba como ''medida de economia''. As acusações, afirma, são ''briga paroquial''. O deputado Carlos Humberto Mannato (PDT-ES) pedirá CPI.

Bicho na língua
O deputado João Leão (PL-BA) mordeu d. Gramática, no plenário da Câmara: disse que o Sucatão está ''absaleto''.

Senador cantante
Esta semana, a embaixada do Brasil em Washington ofereceu jantar a doze parlamentares que debateram no Capitólio a integração das Américas. Simpática, a embaixatriz Maria Izabel Abdenur pediu e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a atendeu prontamente, cantando ''Blowing in the Wind''.

Madrugador
Candidato a vereador, Carlito Brizola (PDT-RJ) nega que seja dorminhoco. Ontem, às 8h30, fazia campanha com o candidato a prefeito, Nilo Batista.

Apelo esotérico
A médium Adelaide Scritori, da Fundação Cacique Cobra Coral, foi à Argentina avaliar a operação iniciada em 2003 para elevar o nível dos reservatórios do país que esteve à beira de um racionamento de energia.

Rádio Ciro
Assessor do ministro Ciro Gomes (Integração), Oman Carneiro confirma a compra da rádio Caiçara, de Sobral (CE), revelada nesta coluna, e explica que o ''controle legal'' da emissora só será transferido a ele e sócios no final deste mês, quando se quitará a última parcela da negociação. Ah, bom.

Abstinência paulista
Lula visitou, ontem, o aeroporto de Viracopos. Mas não virou nenhum.

PODER SEM PUDOR
Cota gaúcha
O ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política) teve dificuldades, ontem, de lembrar o nome do colega Olívio Dutra. Quando se referia a ''Tarso'' (Genro) como o ministro das Cidades, foi corrigido pelos repórteres. Mas não perdeu o rebolado:
É tudo gaúcho...