“É por conta disso que a taxa de juros está tão baixa”

Economista Delfim Netto criticando a ideia de jerico de eliminar o Teto de Gastos

Centrão nega ‘compromisso’ para derrubar veto

O deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do PP e do “centrão”, negou nesta segunda (10) compromisso de participar da articulação para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos, caso a proposta de reforma tributária do governo não chegue ao Congresso esta semana. O “compromisso” foi informado pelo relator do projeto vetado, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Lorota desfeita

Arthur Lira desfez em uma frase curta – “Não fiz esse compromisso” - a lorota contada por Orlando Silva em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Estímulo ao emprego

A desoneração da folha, marcada para acabar em 31 de dezembro próximo, beneficia os 17 setores que mais empregam no Brasil.

Onda de demissões

Orlando Silva diz que se o veto não for derrubado ainda em agosto, já no mês de setembro será deflagrada uma “onda de demissões” no País.

Desoneração geral

O governo promete incluir a extensão da desoneração para todos os setores na reforma tributária, mas impõe medidas compensadoras.

‘Dois pesos, duas medidas’ para Lula e Temer

Convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a missão oficial brasileira ao Líbano, na coordenação do auxílio àquele país, o ex-presidente Michel Temer teve de pedir autorização à Justiça para sair do Brasil. Já o petista Lula, condenado duas vezes por corrupção e lavagem de dinheiro em segunda instância, e respondendo a pelo menos mais 7 processos semelhantes, pode sair do País quando quiser, por decisão do sempre atencioso Supremo Tribunal Federal (STF). Nem precisa avisar.

Sem condenação

Temer tem condenações na Justiça, mas alvo de prisão por motivos questionados, foi solto pelo STJ sob a condição de não sair do País.

Apenas investigado

Apesar da condição apenas de investigado, Temer é obrigado a pedir autorização, já que isso foi determinado na decisão do STJ.

Deveria confiscar

Como Lula é condenado duas vezes e candidato a passar o resto da vida no xilindró, a Justiça já deveria ter confiscado seu passaporte. Deveria.

TSE legislador

O ministro Edson Fachin já incorporou o viés legislador do TSE. Ontem ameaçou taxar de “abuso de autoridade religiosa” a ação de igrejas em eleição, algo que a lei não veda. Sindicalista pode, líder religioso, não? A Lei de Abuso de Autoridade pune outros abusos, inclusive da Justiça.

Visita solidária

Bolsonaro parte nesta quarta (12) para Beirute. A visita se dá após a explosão que matou mais de 160 pessoas e inicia a ajuda brasileira àquele país. No Brasil há mais libaneses e descendentes que no Líbano.

Reforço na equipe

O governador Ibaneis Rocha reforçou a equipe com o ex-procurador geral do DF Marcelo Galvão assumindo a Assessoria de Projetos Especiais. Ex-conselheiro federal, é do time de Ibaneis nas lutas da OAB.

Tragédia familiar

O ministro Bruno Dantas (TCU) ficou comovido ontem com o falecimento de um jovem advogado, filho do porteiro do seu prédio, vítima de Covid-19. Eduardo Passos dos Santos deixa um filho de um mês de idade.

De volta à Faria Lima

Aos 76 anos, o ex-presidente da OAB José Roberto Batochio voltou a despachar do seu escritório, na av. Faria Lima, São Paulo. Trabalhava desde março em sua casa, onde sempre manteve um “posto avançado”.

Feriado forense

Acha pouco o recesso? Nesta terça (11) são comemorados o Dia do Magistrado, Dia do Advogado e Dia da Criação dos Cursos Jurídicos (sim, também). Resultado: é dia de folga em quase todos os tribunais.

A conta só aumenta

O STF decide esta semana se é constitucional o benefício do “auxílio-acompanhante” a todas espécies de aposentadoria do Regime Geral. A lei prevê adicional de 25% apenas a aposentados por invalidez. A ideia é estender o benefício a todos os aposentados pelo RGPS.

Reforma para quem?

Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica diz que a reforma tributária no Congresso pode aumentar em até 40,4% carga tributária do setor, mas admite que o sistema tributário atual é “disfuncional”.

Pensando bem...

...para os adeptos do jornalismo de funerária, o pior da pandemia está sempre por vir.

PODER SEM PUDOR

Modelito coronel

Imagem ilustrativa da imagem Centrão nega ‘compromisso’ para derrubar veto

João Ribeiro pediu ao então governador ACM para ser nomeado prefeito de Pilão Arcado (BA), município de “segurança nacional”. Sabia que era preciso o apoio dos vereadores da Arena, mas dois deles o recusaram. Nem adiantou contar que era íntimo do homem. Desolado, Ribeiro contou sua dificuldade a ACM, que mandou chamar os dois. “Os vereadores de Pelão Arcado estão aí”, avisou um assessor. Ao entrar, a dupla encontrou ACM e Ribeiro esparramados nos sofás, papeando, rindo muito. Um dos vereadores se apressou: “Governador, estamos aqui para declarar apoio ao João Ribeiro!”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br