“Aplicaremos 60 milhões de doses de vacina em setembro”

Ministro Marcelo Queiroga (Saúde) comemorando o avanço da imunização contra Covid

Brasil inicia agosto com recordes de vacinação

Agosto começou com dois recordes seguidos de vacinação no Brasil. Foram 4,8 milhões de doses aplicadas em dois dias, sendo 2,37 milhões na terça (3) e 2,42 milhões na quarta-feira (4). No total são mais de 109 milhões de pessoas ou 68,1% da população adulta do País. Segundo a plataforma vacinabrasil.org, o Brasil superou 44 milhões de brasileiros imunizados contra Covid pela segunda dose ou dose única. Nesses dois dias, o Brasil vacinou mais que os países da União Europeia somados.

Puxando a fila

Já a OurWorldinData aponta média diária de 1,45 milhão de doses no Brasil, mais que EUA, Alemanha, Canadá e Reino Unido somados.

Quadro geral

O Brasil já passou de 52% da população vacinada ao menos com uma dose, e deve superar em breve os Estados Unidos, hoje com 57,6%,

Melhora inegável

O avanço na vacinação fez desabar os casos e mortes por Covid, que estão nos menores patamares do ano: 32.460 e 887, respectivamente.

Haja braços

O Brasil aplicou 149,5 milhões de doses, quase o dobro do Reino Unido ou mais que o total aplicado por Alemanha e Canadá somados.

Câmara tira Correios das costas dos brasileiros

Em votação história, contrariando interesses ideológicos e corporativistas, a Câmara deu um passo definitivo, nesta quinta-feira (5), para finalmente tirar das costas do pagador de impostos o peso insuportável da estatal Correios. A votação folgada, de 286 x 173 votos, representou também, do ponto de vista político, uma nova demonstração de força do presidente da Câmara, Arthur Lira, da base governista e do “Centrão”. E o governo vai se livrar de 100% do capital da empresa.

Ladeira abaixo

A estatal Correios, que já foi instituição admirada pelos brasileiros, começou o declínio no governo Lula e foi à bancarrota com Dilma.

Saquearam a empresa

O declínio foi ocasionado por gestores desqualificados, sindicalistas que saquearam a estatal com benefícios insuportáveis aos cofres da estatal.

Não havia opção

A privatização era necessária para dar uma chance de sobrevivência aos Correios e principalmente aos seus serviços, ainda necessários.

Lá se foi a harmonia

O rompimento de relações anunciado nesta quinta (5) pelo ministro Luiz Fux confirma o acirramento de ânimos e a falta de serenidade de autoridades do Executivo e até do Judiciário. O Brasil não merece isso. Resta ao Poder Legislativo a missão de pacificar essas relações.

Carapuça

Ganhou contornos de carapuça a reação da cúpula da CPI da Pandemia, que ontem – alegando “intimidação” – recorreu ao Supremo para proibir a Polícia Federal de investigar quem vazou seu inquérito sigiloso.

Sucesso de público

A chegada de Ciro Nogueira movimentou outra vez o 4º andar do Planalto, onde fica a Casa Civil. Andava esvaziado, sobretudo de parlamentares, quando o general Luiz Eduardo Ramos era ministro.

Chegou chegando

O novo ministro não quis promover uma vassourada nos ocupantes de cargos da Casa Civil. Optou por remanejamentos pontuais, enquanto toma pé na situação. Não quer desarrumar, tampouco atrair problemas.

Viúvo Porcina

Ao “cancelar” compra Viúva Porcina, que foi sem nunca ter sido, de vacina russa Sputinik V, o coordenador do fórum de governadores, Wellington Dias (PT), do Piauí, mostrou que a teoria, na prática, é outra.

Amadorismo

Impressiona o caso de vigaristas principiantes que invadiram celulares de políticos e até tentaram aplicar o golpe de R$ 20 mil em um deles, mas acabaram com prejuízo de R$ 50.

Comparação válida

O Brasil tem cerca de 213 milhões de habitantes e já aplicou vacinas em 52% da população. A Nigéria, que tem população semelhante (de 211 milhões), vacinou só 1,2% da sua população contra a Covid.

Vacinação no mundo

Quase 30% da população mundial já recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. São cerca de 4,3 bilhões de doses aplicadas e, em média, são administradas mais de 42 milhões de doses por dia.

Pergunta por encomenda

Os Correios serão notificados da privatização por telegrama, carta, sedex ou a mensagem será extraviada?

PODER SEM PUDOR

Bons de dança

Imagem ilustrativa da imagem Brasil inicia agosto com recordes de vacinação
| Foto: Enio

O lançamento pirotécnico da “Força Nacional de Segurança” fez lembrar ao jornalista Arael Costa, professor da UFPb, a adesão de uma tropa de cavaleiros gaúchos ao “movimento pela legalidade” chefiado pelo governador Leonel Brizola. Após ordenar sua incorporação à Brigada Militar, Brizola indagou ao líder: “Então, sua tropa é mesmo boa de briga?”

“Bom,” respondeu o homem “de briga não sei, não. Mas de dança, tchê...”.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br