“Agora é oficial. No Brasil, o crime compensa!”

Deputado Marcos Feliciano (Rep-SP) após o STF confirmar a ‘suspeição’ de Sergio Moro

Brasil chega ao 100º dia com 40 milhões de doses

A campanha nacional de vacinação contra Covid chega nesta sexta-feira (23) ao 100º dia com o total de 40 milhões de doses aplicadas, marca que só foi atingida pelo elogiado Reino Unido no 125º dia. Ainda assim, o retrato dos primeiros cem dias mostra média de 400 mil doses diárias, o que não reflete o momento atual. Em franca aceleração, essa média já mais que dobrou nos últimos dias e chegou a 822 mil antes do feriado.

Na média dos ricos

Alemanha, França e Itália juntos têm população semelhante à do Brasil e levaram 101 dias para aplicar 40 milhões de doses em seus habitantes.

Meta para a vida

Com insumos e início da fabricação local, o Brasil tem tudo para ampliar o ritmo e aplicar mais 100 milhões de doses nos próximos cem dias.

Grandes produtores

EUA e China aplicaram 40 milhões de doses em menos de dois meses. A Índia, que começou a vacinar dois dias antes do Brasil, levou 64 dias.

Foco da preocupação

Apesar de ter aplicado mais de 130 milhões de doses, a Índia tem menos de 10% da população vacinada e sofre com recordes de casos e mortes.

Kajuru quer ser presidente: ‘se o Huck pode...’

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) se tornou o primeiro a confirmar candidatura a presidente, em 2022. Ele confirmou a candidatura a esta coluna e revelou sua motivação: “revoltado com falta de amor ao Brasil”. Ele também parece ter definido o mote de sua campanha. “Brasil de verdades e soluções!”, exclamou. “Se [o apresentador da TV Globo Luciano] Huck é candidato, por que não posso ser?”, questiona Kajuru.

Um lado

Jorge Kajuru ocupou as manchetes nacionais ao apresentar pedido para que o Senado analise o impeachment de Alexandre de Moraes (STF).

Outro lado

Também foi um grupo liderado pelo senador Kajuru que pediu ao STF para mandar o Senado ordenar a instalação da CPI da Covid.

Histórico

Kajuru era jornalista esportivo e ingressou na política no início da década passada. Foi eleito vereador em Goiânia em 2016 e senador em 2018.

Biden roeu a corda

Joe Biden havia prometido retomar os compromissos dos Estados Unidos com o Acordo de Paris, mas ontem falou em reduzir apenas 28% das emissões de gases do efeito estufa até 2025, em relação a 2005. Bolsonaro manteve os 37% previstos no Acordo, atingindo 40% até 2030.

Melhora continua

A média diária de casos e mortes por Covid no Brasil segue na tendência de queda. Segundo o Worldometer, óbitos caíram 19,6% desde o início do mês para 2.507 e os casos 20,8%, para 58.554, a menor em 50 dias.

Casa de enforcado

Mesmo que CPI no governo dos outros seja refresco, o governador de São Paulo, João Doria, tem evitado comentários sobre a CPI da Covid. É que ele terá de enfrentar duas: a CPI da Dersa, fonte de corrupção nos governos do PSDB em São Paulo, e a CPI dos Benefícios Fiscais.

Vacinação no palanque

Em Maceió, o prefeito JHC acusa o governo estadual de fazer política com vacinação. Ele teve de notificar a secretaria estadual de Saúde para receber vacinas do município. Maceió já vacinou todos os idosos.

Eficácia ignorada

Chefe da guerra à Covid em São Paulo, João Gabbardo disse à Rádio Bandeirantes não saber a eficácia de apenas uma dose da AstraZeneca, também aplicada no Estado. É 76%. E sobe para 86% após a 2ª dose.

Lacrou, apareceu

Ex-ministra de Lula e proprietária do Rede, Marina Silva atribuiu ao “machismo” as referências a seu sumiço da cena política. Mas ontem ocupou o noticiário para criticar a fala de Bolsonaro na Cúpula do Clima.

Todos contra ele

Acusado de colocar a OAB a serviço dos seus interesses políticos, Felipe Santa Cruz vê uma incomum aliança de adversários contra ele, todos em defesa da advocacia. A eleição na entidade será em novembro.

Bom indício

O número de pessoas recuperadas voltou a superar as novas infecções por Covid nos últimos dias, e isso se reflete em queda de 11,3% nos casos ativos desde o pico de 1,3 milhão do último dia 3. Agora, são 1,1 milhão, menor número de doentes ao mesmo tempo em um mês.

Perguntar não dá ideia

Após registrar o recorde mundial de 332.503 casos somente ontem, cinco vezes mais que o Brasil, a Índia terá também CPI da Covid?

PODER SEM PUDOR

Aqui se faz...

Imagem ilustrativa da imagem Brasil chega ao 100º dia com 40 milhões de doses

Quando era deputado, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi abordado por um eleitor, na Câmara, que pediu para tirar uma foto com ele e depois desabafou: “Até que enfim o Zé Dirceu está pagando por tudo que fez com o senhor!” O ex-ministro da Coordenação Política do governo Lula ficou da cor da bandeira do partido ao qual era filiado. Deu um tapinha no ombro do fã e foi embora a passos largos.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br