“Nos mostrou o quanto podemos nos unir e sermos fortes”

Senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) apontando provável lição positiva da pandemia

Brasil atinge maior média de vacinação diária

O Brasil começou bem esta semana no quesito vacinação contra a Covid: esta segunda-feira (19) fechou o dia com a maior média diária de doses aplicadas desde o início da campanha de imunização, em janeiro. Com mais de 939 mil doses aplicadas neste dia 19, os últimos sete dias mantiveram uma média de 813 mil doses. Em relação à última segunda-feira (12), houve um crescimento de 3,7% na média diária de vacinação.

Esforço nacional

Nos sete dias analisados, o Brasil aplicou 5,67 milhões de doses e bateu recorde de segundas doses na sexta (16): 620 mil doses em 24h.

Óculos sombrios

Apoiada em recorte das primeiras doses, a torcida fúnebre alardeou que a vacinação “despencou”. Mas as segundas doses bateram recordes.

Sem manchetes

São 12,7% os brasileiros que receberam uma dose da vacina. A média mundial é 6,4%; na América do Sul, 10,1%, diz o Our World in Data.

Milhão é logo ali

Levando-se em conta apenas os dias úteis, a média sobe para 935,4 mil vacinas diárias. No fim de semana, a média cai a pouco mais da metade.

Lobby contra energia solar só reúne poderosos

É liderada por distribuidoras a pressão contra a energia solar, que é limpa, e em favor da energia suja e cara das termoelétricas. Estão a serviço do grupo gigantes como a “consultoria PSR”, controlada pelo banco BTG Pactual, cuja carteira de clientes inclui 13 distribuidoras e a Abradee, entidade hostil à energia solar limpa e barata. O lobby bilionário quer acabar com o sistema de compensação, previsto na Geração Distribuída, quer reduz em até 90% o valor da conta mensal de luz.

‘Defesa’ do consumidor

Na pressão estão entidades de suposta defesa dos consumidores, como Idec, e consumidores de energia, Anace (ligada à Comerc) e Abrace.

Conselhos controlados

Até uma certa Confederação dos Conselhos de Consumidores é contra energia solar. Todos os conselhos são sustentados por concessionárias.

Só gente graúda

Nc Energia (Neoenergia), as ONGs Abraceel e Abrademp, Enel e Cpfl Soluções a Comercializadora Energisa também estão nesse esquema.

Venda direta na pauta

Deve ser apreciado nesta terça (20) relatório do deputado Silvio Costa Filho (Rep-PE) sobre a proposta de venda direta de etanol de produtores aos postos. São contrários apenas as distribuidoras/atravessadoras de combustíveis e seus prepostos na agência reguladora ANP.

Pensamento único

O Tribunal Superior Eleitoral agora usa as redes sociais oficiais para ensinar o eleitor... a falar. Ontem, deu supostas dicas sobre como se deve falar sobre indígenas. Mas não há escolha: é “diga” e “não diga”.

Investiga, PF

Já que agora trata de indígenas, o TSE deveria recomendar que a Polícia Federal investigue ONGs que usam nossos índios em protestos contra o governo que “secou a fonte” de dinheiro público que as abastecia.

Vitória sem holofote

Quando o assunto não rende holofote aparece o tamanho da oposição ao governo. Ontem, deputados mantiveram vetos do presidente por 375 x 2 votos sobre assinaturas eletrônicas em documentos públicos.

Nem uma linha

A marca de 10 milhões de pessoas vacinadas com a segunda dose e, consequentemente, imunizadas contra os casos mais graves de covid não foi destaque entre os coronalovers. Ao todo, são quase 37 milhões.

Conta da pandemia

Bolsonaro assinou nova medida provisória, ontem, fazendo o governo federal pagar a conta de R$ 3 bilhões por 8 mil leitos de UTI e a compra de kits intubação. Em 2021, outras duas MP liberaram R$ 8,2 bilhões.

Cristão na política

Indignados com um político local que disse ser melhor abrir barzinhos do que Igrejas, a ex-deputada Sandra Faraj resolveu tratar do assunto em uma live que bombou, nesta segunda (19), sobre “O Cristão na Política”.

Contratos fechados

Segundo o cronograma de acompanhamento da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, cerca de 210 milhões de doses de vacinas serão entregues ao Ministério da Saúde, até o fim de junho.

Pensando bem...

...somente a torcida pelo vírus não vê boa notícia em 12,4 milhões de curados da doença e quase 37 milhões de doses de vacina já aplicadas.

PODER SEM PUDOR

Claque do eu sozinha

Imagem ilustrativa da imagem Brasil atinge maior média de vacinação diária
| Foto: Enio

Certa vez, em Brasília, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) insistiu muito para discursar, em ato por verbas do Fundeb para creches. Os organizadores acabaram cedendo à sua pressão, apesar do cansaço das crianças presentes. Mas estranharam que cada frase de Janete era saudada por gritinhos isolados de uma fã. Como a tiete exibia um crachá, que esqueceu de esconder, as pessoas se aproximaram para tentar identificá-la. Era uma assessora da própria deputada.

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br