“Não somos República de Bananas... mas tem uns bananas nela”

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a live de ontem

Bolsonaro e Lula empatam e Datena lidera 3º via

Levantamento Paraná Pesquisa sobre a situação eleitoral presidencial para 2022 revela empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (32,7%) e o ex-presidente petista Lula (33,7%), mas o grande destaque da pesquisa é o jornalista José Luiz Datena, que aparece com 7% das intenções de voto para presidente, firmando-se na liderança da “terceira via”, à frente de políticos tradicionais como Ciro Gomes e João Doria.

Terceira via

O jornalista está só um pouco à frente de Ciro (7% a 6,8%), tem quase o dobro de Doria (3,9%) e põe Mandetta (1,8%) na zona de rebaixamento.

Sabor especial

Estar bem à frente de Doria nas pesquisas certamente dá um certo sabor especial para Datena. Os dois não se bicam.

Senadores mal

Rivais na disputa pela presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (0,7%), do DEM, e Simone Tebet (0,6%), do MDB, estão muito mal na pesquisa.

Datas e números

O Paraná Pesquisas ouviu 2.010 eleitores, entre os dias 24 e 28 de julho, em 155 municípios distribuídos nos 26 Estados e no DF.

Pandemia Dilma superada

O ministro Paulo Guedes (Economia) celebrou 2,3 milhões de empregos gerados no governo atual e destacou que, pela primeira vez, desde 2015, o Brasil superou 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Efeitos da vacinação

A média diária de casos de Covid segue em queda e fechou ontem em 36,1 mil, entre as menores do ano. O mesmo ocorre quanto às mortes. São 1.065 atualmente, metade da média observada em meados de junho

Vacinação superlativa

O Brasil superou 99 milhões de pessoas vacinadas com primeira dose, 4,2 milhões de pessoas com dose única e passará de 50% da população vacinada neste sábado (31). Já são 140 milhões de doses aplicadas.

Mentira reiterada

É uma mentira essa história de que o Supremo Tribunal Federal (STF) atribuiu “responsabilidade concorrente” aos governos federal, estaduais e municipais, nas ações contra Covid-19. Na prática, o STF deu a prefeitos e governadores a prerrogativa de ignorar decisões do governo federal.

Não dá para saber

Nunca se comprovou fraude em urna eletrônica, mas “não significa que não houve”, diz o professor Jeroen van de Graaf, da UFMG, em seu livro “O mito da urna eletrônica”, sobre a “(in)segurança” da votação.

Último Fusca

Ha 18 anos, em 30 de julho de 2003, último Volkswagen Fusca era produzido no México. O carrinho, que virou paixão mundial, começou a ser fabricado na Alemanha em 1938, na ascensão de Adolf Hitler.

Dobro dos franceses

Após seis meses e meio desde o início da campanha de imunização, em 17 de janeiro, o Brasil já aplicou o dobro do número de doses que a rica França, que iniciou a vacinação em 27 de dezembro do ano passado.

Custo geográfico

Pesquisa da CNI com mais de 100 empresas cravou falta de contêineres como grande problema no comércio internacional, mais ainda para o Brasil. O frete China-Brasil foi de US$2 mil para US$10 mil por contêiner.

Pensando bem...

...então tá combinado, se vem de um lado é fake news, se vem do outro foi só um equívoco.

PODER SEM PUDOR

O dono do mensalão

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro e Lula empatam e Datena lidera 3º via
| Foto: Enio

Maria Christina Mendes Caldeira nunca foi de dar refresco ao ex-marido e ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP), dos políticos que renunciaram para não serem cassados, enrolados até o pescoço no escândalo do mensalão do governo Lula. Ela chegou ao Senado para ser ouvida como testemunha e foi abordada por uma vendedora de velas ornamentais. Christina sugeriu: “Venda para o meu ex-marido, que é dono do mensalão...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br