Ação da PGR pode ‘revolucionar’ as assembleias
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de maio de 2021
Claudio Humberto
“Afasta seu ódio, senador. Acalme-se, senador, respire...”
Senador Marcos Rogério (DEM-RO) dirigindo-se ao relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL)
Ação da PGR pode ‘revolucionar’ as assembleias
Os presidentes e demais integrantes de mesas diretoras reeleitos, na maioria das assembleias legislativas e das câmaras municipais, podem ser destituídos, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) mantenha coerência com o entendimento estabelecido em relação à Câmara e ao Senado, de que a Constituição proíbe a recondução na mesma legislatura. Ação do procurador-geral da República, Augusto Aras, pede a imediata destituição de todos eles por ferirem preceito constitucional.
Nas mãos de Gilmar
A ação está sob exame do ministro Gilmar Mendes, voto vencido na tentativa de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) de disputarem reeleição.
Plenário já decidiu
A expectativa da PGR é que Gilmar siga o entendimento do plenário do STF de vedar reeleição de mesas diretoras também nas assembleias.
Outra proibição
Na hipótese de Gilmar Mendes votar como no começo do ano, favorável à reeleição, é provável que o plenário reforme essa decisão.
Vale para todo mundo
“A regra proibitiva (art. 57 da Constituição) há de incidir perante os poderes legislativos estaduais, distrital e municipais”, defende Aras.
Brasil inicia maio já com 50 milhões de doses
Maio começou em um fim de semana com feriado, mas a vacinação da Covid-19 está prestes a bater a marca de 50 milhões de doses aplicadas e superar o Reino Unido no ranking da vacinação, ficando atrás apenas de China, Índia e EUA, grandes produtores de imunizantes. Devido à queda no número de doses aplicadas durante o fim de semana, a marca deve ser atingida ainda nesta terça (4), 108 dias depois da primeira dose.
Meta virou média
Abril se destacou pela meta atingida de aplicar média de um milhão de doses por dia, em uma semana. O recorde foi de 1,83 milhão em 24h.
Números não mentem
Enquanto alguns insistem em afirmar que a vacinação “patina” ou segue “a passos lentos”, os números só sobem e desmentem os coronalovers.
Ritmo só aumenta
Foram 2 milhões em janeiro, 6,4 milhões em fevereiro, 14,3 milhões em março e 25 milhões em abril. Espera-se mais de 30 milhões em maio.
Quase um Israel em 8 dias
Na sexta (30), o Brasil chegou à marca impressionante de 8 milhões de vacinas aplicadas em oito dias, de acordo com a plataforma americana vacinabrasil.org. A população de Israel é de 9 milhões de habitantes.
Conduta ética
O alagoano Humberto Martins, presidente do STJ, mestre no tratamento gentil ao jurisdicionado, não julga casos ligados a Alagoas por razões éticas. Mas uma advogada o acusa de “proteger” desembargador com quem ela briga. É outro ministro, Mauro Campbell, quem cuida do caso.
Presidente em Maceió
O presidente Jair Bolsonaro realizará visita a Maceió (AL) na próxima quinta-feira (6), para a inauguração de 500 casas no bairro de Benedito Bentes. Também está previsto um encontro com o prefeito JHC (PSB).
Explica aí
A CPI ouvirá na terça (4) o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que falava muito e fazia pouco. Deveria aproveitar para explicar por que não comprou testes, respiradores e equipamentos de proteção individual, e recomendava que pessoas com sintomas da doença ficassem em casa.
Brasil consciente
Estudo da ONG Global Footprint Network revela o impacto de cada país nos recursos naturais do planeta. Se todos agissem como os norte-americanos, por exemplo, seriam necessários cinco planetas Terra.
Brasil à frente
Dias atrás, o Uruguai registrou o pior resultado do mundo em novos casos da Covid-19, e é o 5º país da América do Sul a registrar resultados piores que o Brasil nos últimos dias.
Governadores na mira
A CPI da Pandemia deve votar na próxima semana a convocação dos governadores do Amazonas, Bahia, São Paulo e de Helder Barbalho (MDB-PA), filho o senador Jader Barbalho (MDB), suplente da comissão.
Pensando bem...
...não demorou, na CPI, a formação da torcida fúnebre pela terceira onda.
PODER SEM PUDOR
![Imagem ilustrativa da imagem Ação da PGR pode ‘revolucionar’ as assembleias](https://www.folhadelondrina.com.br/img/inline/3070000/0x800/Acao-da-PGR-pode-revolucionar-as-assembleias0307003200202105021620.webp?fallback=https%3A%2F%2Fwww.folhadelondrina.com.br%2Fimg%2Finline%2F3070000%2FAcao-da-PGR-pode-revolucionar-as-assembleias0307003200202105021620.jpg%3Fxid%3D5389337&xid=5389337)
O fracasso de Eufrosino
Eufrosino Pedro era dono de bar em Pirassununga (SP), nos anos 1950, e se candidatou a vereador. Uma placa no boteco convidava: “Beba uma pinga de graça e leve meu santinho”. Foi um sucesso, até virou parada obrigatória de caminhoneiros. Teve só 11 votos – o número de eleitores na família. Eufrosino cobrou a traição do primeiro caminhoneiro que passou. “Como? Eu votei no senhor, lá em Goiás!”, jurou o homem. Eufrosino descobriu, desolado, que teve votos em muitas cidades e até outros estados. Em Pirassununga, que é bom, nada.
![Anúncio assine](/themes/default/assets/img/adAssineDigitalOtimizado.gif)
![banner imoveis](/themes/default/assets/img/banner-imoveis.gif)