Obras de Waldomiro de Deus, um dos grandes nomes da arte primitivista nacional, estarão na 33ª Mostra Afro-Brasileira Londrina
Obras de Waldomiro de Deus, um dos grandes nomes da arte primitivista nacional, estarão na 33ª Mostra Afro-Brasileira Londrina | Foto: Reprodução



Nesta terça-feira (20), será aberta a 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares Londrina, com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Laboratório de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO), ambos da UEL. A abertura será realizada a partir das 18h, no Museu de Arte de Londrina. A mostra vai se estender até o dia 31 de dezembro e será realizada paralelamente à 2ª Mostra de Música Afro-Brasileira. Com o objetivo de demonstrar a importância da cultura negra para o Brasil por meio das artes plásticas e músicas, a exposição reunirá 140 obras de 20 artistas brasileiros de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos artistas é o desenhista e pintor Waldomiro de Deus, de 94 anos e considerado uma das referências da cultura afro-brasileira. Baiano e de origem humilde, foi para São Paulo trabalhar como engraxate e começou a pintar em 1961. Já teve trabalhos expostos em diversos países, como Inglaterra, Itália, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos. Suas figuras são sempre mulatos e ele é considerado o maior primitivista brasileiro. Waldomiro marca presença na cidade na abertura da Mostra. Os idealizadores do evento prepararam para a Mostra de Música o espetáculo "Cores", que foi desenvolvido pela comunidade especificamente para a abertura e em comemoração ao dia da Consciência Negra. A apresentação vai ter uma hora e meia de duração e o repertório conta com influências musicais as quais a população negra contribuiu diretamente na estrutura e composição. Gratuito. (rua Sergipe, 640).


Encerramento temporada
Após um ano repleto de concertos da Temporada "Concertando no Sesi com Bravi", uma iniciativa da Academia de Prática e Formação Orquestral - Bravi, em parceria com o Centro Cultural Sesi, que realizou seis edições em 2018, haverá três semanas de apresentações para fechar as atividades do ano. No total, seis grupos farão parte da programação que tem objetivo de mostrar ao público o resultado do trabalho realizado ao longo do ano na Academia. Os concertos acontecem no Centro Cultural Sesi, às 19h30 e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes no próprio local. No dia 27 de novembro será a vez dos "Grupos Orquestrais Bravi". Neste dia terá a estreia de um novo grupo de alunos iniciantes na prática artística orquestral logo após é a vez dos grupos intermediários. No programa obras de Dvorak, Matesky, Wieloszynski, Del Borgo, Pordon, Nunez, Siman e Bartok. A coordenação e regência é de Jhonatan Santos. A última apresentação do ano, no dia 04 de dezembro, continuam os Grupos Orquestrais Bravi, mas, dessa vez, com a Orquestra Infanto-Juvenil que conta com violinistas, violistas e violoncelistas com idade entre 9 a 14 anos. No repertório obras de Meyer, Svendsen, Ortiz, Siennicki, Williams e Leyden. A coordenação e regência é de Jhonatan Santos. Gratuito. (rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130).

Tecituras de Nós
No próximo sábado (24), das 14h às 17h, a instalação e oficina interativa "Tecituras de Nós: dimensões possíveis" será exposta na Biblioteca Pública Municipal. O objetivo desse trabalho é promover a aproximação das pessoas com dimensões do fazer artístico por meio da interatividade com as instalações. O trabalho tem como fundamento a arte relacional, que depende do encontro com pessoas para acontecer. A exposição é orientada para público maior que 15 anos. Gratuito. (av Rio de Janeiro, 413).

Feijoada Solidária
No próximo domingo (25), será realizada a décima edição da Feijoada Solidária, na Vila Cultural Flapt!, a partir das 12h. A atração será o grupo Cadência Sincopada, que vai apresentar o projeto patrocinado pelo Promic "O centenário de Geraldo Pereira - o Rei do Samba Sincopado". A feijoada - tradicional e vegana - vai ser vendida na hora por R$15. A entrada é gratuita. (rua Lino Sachetin, 498).

Londrix Vídeo Poema
As inscrições para a VIII Mostra Londrix de Vídeo Poema foram prorrogadas até sexta-feira (30). A mostra faz parte da programação do Festival Literário de Londrina, o Londrix. Os vídeos selecionados vão fazer parte de uma homenagem ao aniversário da cidade ainda esse ano, no Museu Histórico de Londrina. Depois, voltam ao Festival, do dia 12 a 17 de março de 2019, para votação do público e premiação.