Prêmio Culturas Populares
Seis municípios do Paraná vão receber oficinas de capacitação e orientação para auxiliar produtores culturais, grupos e interessados em participar da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares, realizado pelo MinC (Ministério da Cultura). A programação será conduzida por representantes do MinC que estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar sobre o procedimento das inscrições, que vão até 13 de junho. Em Londrina, a oficina será na quinta-feira (24), no Auditório Vilanova Artigas na Secretaria Municipal de Cultura da cidade. Inscrições podem ser feitas no (43) 3371-6614 ou no [email protected]. Mais informações em: http://www.cultura.pr.gov.br/. (praça Primeiro de Maio, 110)

Estreia na Biblioteca
O projeto "Estreia na Biblioteca", lançado no segundo semestre do ano passado, foi retomado neste mês. Por meio dele, todas as quintas-feiras, até dezembro, serão disponibilizados livros inéditos, para consulta ou empréstimo, na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. O objetivo é democratizar e ampliar o acesso ao livro e ao equipamento público. Todas as semanas são lançados de 10 a 15 publicações inéditas, que são colocadas em um mostruário na entrada do Acervo Geral, para que o acesso a elas seja facilitado. Gratuito. (avenida Rio de Janeiro, 413)

Semana do Café
A Semana do Café, entre os dias 24 e 27 deste mês, teve sua programação completa divulgada. Ela será recheada de apresentações gratuitas de coro, viola e acordeon, contação de histórias, oficinas, tenda dos sabores, roteiros e muitos outros atrativos, como coces, guloseimas e muito café. Toda a programação será no Museu Histórico de Londrina. O único evento pago é o "Jantar do Café" a R$ 100 – mais informações no https://www.facebook.com/events/1164334963713549/. Toda o resto da programação é gratuita. Mais informações sobre a programação no https://www.facebook.com/RotadoCafe/. (rua Benjamin Constant, 900)

Fotos de R.R. Rufino, feitas na Cordilheira dos Andes, estão no showroom da Yoshii para visitação pública
Fotos de R.R. Rufino, feitas na Cordilheira dos Andes, estão no showroom da Yoshii para visitação pública | Foto: R.R.Rufino/ Divulgação



Exposição fotográfica
Até o final do mês de maio estão expostas fotografias da Cordilheira dos Andes, feitas por R. R. Rufino, no showroom da A. Yoshii, das 8h30 às 18h. A ideia de fotografar natureza, paisagens exuberantes, vida selvagem, sempre foi combustível para as veias do fotógrafo R. R. Rufino nesses 23 anos de profissão. A viagem expedição fotográfica Atacama - Uyuni percorreu do ponto de partida de cidade de Londrina até a cidade de São Pedro do Atacama no Chile e o Uyuni na Bolívia, cerca de 7000 km para documentação da natureza. Este trajeto e o trabalho entre deslocamentos acampamentos selvagens e fotografia foram realizados em 14 dias. O resultado, com algumas das imagens cuidadosamente selecionadas, pode ser conferido na exposição. Gratuito. (avenida Madre Leônia Milito, 1.800)

Mostra de Gravura
Interessados em expor seus trabalhos na Mostra Latino-Americana de Gravura devem enviá-los até o dia 30 deste mês. Essa mostra é uma iniciativa do Atelier Paulo Menten e Atelier Valparaíso, de incentivar, difundir e divulgar as técnicas da gravura na cidade de Londrina. Serão 2 meses, de 1º de setembro a 30 de outubro, de exposições, palestras, oficinas e exibições de vídeos relacionados as artes gráficas. As ações ocuparão diversos espaços culturais da cidade. A exposição estará com inscrições abertas para artistas brasileiros e estrangeiros, bem como receberá artistas convidados como Raphael Menten - Atelier Paulo Menten (Londrina), Rafael Kenji - Atelier Piratininga (São Paulo), Martin Goncalves - Taller Parque del Plata (Montevidéu), KBelmar - Atelier Valparaíso (Londrina) , André de Miranda (artista e gravador do Rio de Janeiro) e Lourenço Duarte (Solar do Barao- Curitiba). Inscrições pelo https://atelievalpo.wixsite.com/mostragravura.

(Equipe da Folha 2)