Relato que, antes de tudo, é um planeta que tem nome, Terra, pois é habitado. Três quartos da sua superfície são cobertos de água salgada, e as partes secas são chamadas continentes, onde vivem os humanos, graças ao que chamam de crosta terrestre ou terra, daí o nome do planeta.

São uma espécie inteligente, ou seja, com capacidade de criar, o que será vital para sua sobrevivência doravante. Pois a população, que durante muitos milênios foi de poucos milhares, com a invenção da agricultura passou logo para milhões e depois bilhões, dobrando mais e mais depressa. Só agora começaram a nascer menos humanos que na geração anterior, mas também passaram a viver mais, continuando assim a aumentar a população.

Continuam porém com a mesma quantidade de terra para alimentar a todos, e essa mesma terra é castigada por queimadas e erosão, embora muitos já reclamem e criem alternativas para isso. Mas a maioria pouco parece se importar, deixando a pensar quão inteligentes são, talvez duas espécies numa só, os que tentam mudar para melhor e os que preferem, como dizem, deixar como está para ver como fica.

Pouco inteligente também é o que fazem com a camada gasosa do planeta, que respiram para viver e, no entanto, também alteram tanto que está aquecendo, as geleiras podem derreter e o mar invadir os continentes.

.
. | Foto: iStock

Mas os humanos parecem não temer isso, continuam, como dizem, empurrando com a barriga. Há mesmo os que, apesar de todas as evidências, creem que está tudo bem e nada é preciso fazer. A divergência é comum entre eles, tanto que muitos acreditam não ser a própria Terra redonda como vemos nas fotos. Creem mesmo que são fotos falsas, mostrando assim como os humanos orientam suas vidas por crenças, tão importantes que merecem outro relatório (pois essas crenças motivam guerras e as armas atômicas armazenadas tem o poder de extinguir o que chamam de Humanidade).

O planeta, porém, parece capaz de resistir a todas as ameaças humanas, e os humanos, apesar de tudo, talvez sobrevivam a seus próprios males com soluções de emergência.

Descobrimos, entretanto, que sua principal doença, os tumores, nos homens ocorrem na próstata, órgão reprodutivo da espécie, como nas mulheres ocorrem no útero, também órgão fonte de vida. Suspeitamos ser isso indício de uma degeneração da espécie, embora, ao mesmo tempo, nos surpreendamos com o que chamam de artes, atividades que parecem regeneradoras.

As artes não são apenas formas de comunicação mas também de expressão, de comunicar não só pensamentos mas também sentimentos, que estamos tentando entender. Fazem artes com o corpo, através da dança, com as palavras, contando histórias, com os sons, criando músicas, e com imagens projetadas em telas de todos os tamanhos, desde as que cabem na mão até as que ficam em grandes salas escuras.

Para examinar melhor tudo isso, pedimos mais tempo de estadia na Terra, quando também tentaremos entender o que chamam de Deus. Desconfiamos que, além de um planeta diferente, temos aqui uma espécie muito diferente, que aqui chamam apenas de gente.