- Boi ruim e empregado mole, descarte logo!

O mandamento de Seo Celso parece insensível à primeira vista, mas empresários e produtores bem sucedidos sabem que é o certo a fazer. Boi ruim e empregado mole ocupam indevidamente o lugar de outros, diminuem a margem de lucro e portanto também de investimento, além de encarecer o produto, e, numa pequena empresa, um só trabalhador pode ser fatal. Ele via o bem geral em vez da enganosa bondade tolerante.

Outro ditado revela seu apreço por objetividade, tão necessária para soluções sem dubiedades ou vacilações:

- Responda sim ou não, que não sei, não é resposta.

Em conversas de trabalho, com empregados ou amigos, deixava implícito que iria fazer alguma coisa a partir dali. Depois a pessoa sentia a coisa feita como sua também, fosse um jeito de descomplicar na empresa, fosse fazer um cocho melhor ou enfrentar o mundo importando gado da Índia.

No trabalho ou na vida, como Leonardo da Vinci, orientava-se pelo mais sofisticado dos valores, a simplicidade:

- Complicar é fácil, simplificar é difícil, mas o certo é fazer tudo simples.

Na importação de zebus, por exemplo: ele pediu, explicou que seria ótimo para o Brasil e nenhum mal traria, mas não ouviram e não deixaram; então convocou os filhos, procurou amigos e apoios e foi à Índia, alugou navio e trouxe os bois, simples assim no plano geral, pois as colossais atribulações eram para ele só circunstâncias...

Para tocar um plano ou o cotidiano, o aproveitamento do tempo também lhe era essencial:

- Quem tem tempo sobrando, é porque não gosta de trabalhar. E quem deixa pra depois, fica sem tempo.

.
. | Foto: Reprodução

Perguntavam porque trabalhava tanto, metendo a mão na massa na fazenda, na empresa, um homem tão rico e sempre procurando se ocupar, pra quê?! Não viam que o trabalho era para ele não só forma de ganhar boa vida, mas sendo pobre ou rico, viver uma vida boa:

- Ninguém almoça duas vezes num dia, ninguém dorme em duas camas, e o que dá sono bom é trabalho!

Surpreendiam-se ao ver, em visita à fazenda, o fazendeiro rico com camisa suada e botinas verdes de estrume, e ele então sentenciava, até para não pensarem ser apenas por puro gosto pessoal:

- Em pecuária, quem quiser realizar um sonho, tem de se lambuzar de bosta de boi!

Hoje se recomenda que empresários conheçam bem todos os setores da empresa e etapas do produto... E sua bosta de boi simbolizava também seu gosto e seu respeito pelo trabalho, do braçal ao mental. Via as empresas e fazendas como fontes de vida, mantidas pelo gosto comum de trabalhar.

Entre a meia centena de entrevistados para a biografia “O Tempo de Seo Celso”, muitos contaram que, depois de participar de algum plano com ele, passaram a ver o sentido da vida como prestação de serviços - à família, à empresa, à comunidade. Aceitando as tarefas do cotidiano com prazer, enfrentando os desafios com celsalidade:

- Quando uma tarefa é difícil... deve-se lutar mais.

Foi, ou melhor, continua sendo um mestre na melhor forma de ser, servir.