O poder dos especialistas
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de maio de 2024
Domingos Pellegrini
Especialistas são seres especiais: gostam do que fazem, ou nem chegariam a se especializar, e fazem com dupla atenção, atentamente e atenciosamente.
O entregador de gás chegou, deve ter batido palmas mas eu, no escritório no fundo da casa, não ouvi, nem percebi se Branquinha ouviu e foi lá conferir. Horas depois, lembrei de ter pedido gás, fui ver, um botijão novo estava no seu lugar como por mágica. Liguei para a empresa, disseram que seo Luís, o entregador, já tinha avisado lá para à tarde me avisarem da entrega feita, pois supondo que eu estava no fundo não quis incomodar. Assim ele não é um entregador qualquer, é um especialista.
No comércio se vê bem quem é especialista em vender e quem é apenas vendedor. O vendedor vende, o especialista ganha freguesia.
Na origem latina, a palavra “specere”, especial, significava “aparência”, aquilo que inclusive distingue uma espécie das outras, depois passando a significar o que distingue não só fisicamente. Por exemplo a Leide, da Livraria Arles, não só lia muitos livros como também suas críticas na imprensa, e, se era livro para presente, perguntava da pessoa a ser presenteada para indicar “o livro certo”. E se o Jô Soares à noite comentava um livro na tevê, na manhã seguinte o livro estaria na vitrine da livraria. Quando lhe perguntei daonde vinha essa dedicação aos livros, ela respondeu com uma só palavra: amor.
Por falar em livro, meu romance juvenil A Árvore Que Dava Dinheiro foi publicado em 1981 e, em 1986, morando em São Paulo, fui visitar a Editora Moderna, onde a editora Maristela Petrili falou que o livro ainda não estava “redondo”, algumas situações discrepavam. A partir de suas observações, reescrevi o livro, que então passou a vender muito mais, tornando-se minha principal fonte de renda até hoje. Quando falo com Maristela, digo sempre que é minha parceira de Árvore.
Agora, olhando o pintor seo Dorival repintar nossa casa, vejo que só amor explica a atenção a detalhes que a gente nem vê, a conhecença de tantos truques e cuidados, inclusive evitando pintar em dia chuvoso mesmo as paredes interiores porque “tinta não gosta de umidade”, preferindo assim perder um dia de trabalho do que fazer desespecialmente.
Toda construção é uma cadeia integrada de especialistas¸ das fundações mais profundas à antena no alto dos edifícios - e houve tempo em que a massa de construção era feita na obra, depois passou a ser entregue pronta, mas assentar azulejos continua coisa para especialistas. Como consertar semáforos. Regular motores. Assar costela. Fazer jardins que floresçam o ano todo. O engenheiro agrônomo Milton Alcover planejou plantar, no Parque Ney Braga, árvores com florescência em abril, por isso o parque está sempre florindo na Expo, o maior evento lá.
A Humanidade começou graças aos especialistas em caçar, pescar, plantar e até contar histórias, pois disso nasceu a linguagem – como a Matemática nasceu dos especialistas em contar quantidades, do mesmo modo que a Astronomia veio dos que se especializaram em observar as estrelas ano após ano. E o que é a civilização senão um tecido de especializações? – penso vendo o borracheiro fazer em minutos o que eu jamais faria.
A maior homenagem a um especialista é a América, assim chamada porque o piloto de Colombo era Américo Vespúcio (foto), a Colombo restando consolar-se com nomear a Colômbia. Os especialistas, como se diz, podem.