Teatro Municipal de Londrina será finalizado
Guto Silva anuncia avanço durante reunião na Acil
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Guto Silva anuncia avanço durante reunião na Acil

O secretário estadual Guto Silva, da pasta de Cidades, esteve conversando com empresários na Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) na quarta-feira (19), em evento que contou com a presença de representantes políticos como os deputados federais Luísa Canziani e Diego Garcia, e os estaduais Tercilio Turini e Cloara Pinheiro, além do vice-prefeito Júnior Santos Rosa, e de Nicolás Mejia, CEO do Grupo Folha de Londrina. O evento foi realizado por intermédio do Núcleo Regional da Casa Civil do Paraná e a conversa incluiu articulações e políticas voltadas ao desenvolvimento regional, além de convênios com os municípios para a realização de obras e projetos de infraestrutura. Entre as novidades do que vem por aí, o secretário garantiu que o Teatro Municipal de Londrina será concluído.
Londrina no centro da beleza
Promovido pela empresa londrinense Papel Para Mechas, com apoio da Codel e MF Beauty, o evento “Percepções – Nossas Origens” trouxe pela primeira vez a Londrina workshops de hairstylists que são referências no mercado da beleza, como Nayara Bezerra, Nell Carmo, Ricky Moica, Nill Vale, Bruno Lotufo e Fabiane Chagas, atração internacional. Juntos, os profissionais somam mais de 10 milhões de fãs nas redes sociais. Além de técnicas de corte e descoloração para cerca de 130 profissionais vindos de várias partes do Brasil, o encontro trouxe um painel para contar a trajetória de sucesso de cabeleireiros na gestão dos seus salões. Entre os participantes estiveram Lincoln Tramontini, de Londrina, e Murilo Galindo, de Rolândia. O CEO da Papel Para Mechas, Lucas Olivetti, diz que a empresa local já exporta para 20 países, mas que considera fundamental investir em educação de maneira permanente, especialmente por trabalhar com um produto inovador, um papel que foi criado para eliminar o uso do alumínio nos salões. “A gente só consegue quebrar essa barreira cultural com educação. Precisamos reeducar o mercado para gerar demanda para o nosso produto”, afirma.

Crochê que cura: técnica manual vira aliada da saúde mental feminina
Mais do que uma arte, o crochê tem se revelado um verdadeiro refúgio emocional para muitas mulheres. A repetição dos pontos, o toque da linha e a concentração nos detalhes fazem da técnica uma aliada no combate à ansiedade e à depressão. Estudos recentes destacam que crochetar pode ser tão eficaz quanto a meditação, e Londrina tem um exemplo especial dessa transformação. À frente da Amora Amorinha, a psicóloga e artesã Andressa Lopes encontrou no crochê uma forma de ressignificar sua própria história. Após enfrentar crises de ansiedade e síndrome do pânico, transformou a agulha em ferramenta terapêutica, e hoje compartilha o método com dezenas de alunas. “Trazer a mente para o presente foi decisivo no meu processo. O crochê me deu chão”, conta. As aulas, que começaram como hobby, se tornaram espaço de acolhimento e cuidado emocional. Alunas relatam que a prática já é parte da rotina de autocuidado. “A calma da Andressa faz toda a diferença. Hoje posso dizer que sou crocheteira de carteirinha”, reforça Marina Gruber Carneiro Orsato. Uma história inspiradora onde delicadeza, técnica e saúde mental caminham juntas, ponto a ponto.



Ana Maziero
Colunista Social


