O Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira (Soja Plus) é um programa de capacitação gratuita e contínua de produtores rurais brasileiros na gestão sustentável das suas propriedades, a partir de visitas técnicas para a análise e monitoramento de 182 indicadores sociais, ambientais e econômicos. O objetivo é enfatizar a importância da adoção de boas práticas agrícolas na cadeia produtiva da soja.

O programa teve início em 2010 e conta com o patrocínio da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Instituto Algodão Social, e apoio financeiro do Banco do Brasil. Os produtores são capacitados para implantar estratégias de gestão em suas propriedades com foco em sustentabilidade, que é a palavra chave da iniciativa, por contemplar os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O Soja Plus ainda não é um programa de alcance nacional, mas pretende sê-lo. Atualmente atende 2.100 propriedades rurais de cinco estados (MT, GO, MS, MG e BA) e busca parcerias para implementa-lo nos demais estados. A meta, como maior programa de gestão de propriedades rurais do país, é contribuir para a conservação dos recursos naturais, promovendo o bem estar social dos produtores e de suas comunidades.

Entre as linhas de atuação do programa estão a qualidade de vida no trabalho, a viabilidade financeira do empreendimento, o uso das melhores técnicas de produção, a qualidade do produto e a responsabilidade socioambiental. O programa é referência mundial em gestão de propriedades rurais.

A capacitação se concretiza via distribuição de cartilhas de orientação técnica e regularização ambiental, cursos sobre saúde e segurança do trabalho (inclusive na modalidade de ensino a distância), adequação de construções rurais, código florestal, e dias de campo em fazendas modelo, além das visitas técnicas para monitoramento de indicadores de desempenho nas propriedades.

Visando minimizar os impactos sobre os recursos naturais do planeta, que a crescente demanda pela soja e outras espécies vegetais pode causar ao ambiente, mudanças de atitude nos meios de produção, consumo e comportamento se fazem necessárias. Foi na busca por tais mudanças que o Soja Plus foi estabelecido, atendendo à demanda dos consumidores finais (do Brasil e do exterior), que começam a preterir produtos e serviços que não sejam ambientalmente sustentáveis.

O Soja Plus surgiu da necessidade de apoiar o agricultor, visando melhorar os indicadores ambientais, sociais e econômicos do cultivo da soja brasileira. É o maior programa privado, gratuito e voluntário de assistência técnica dos produtores rurais do Brasil. Para aderir ao Programa contate a Aprosoja ou a Abiove.

Soja Plus é sustentabilidade, acima de tudo.

Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja