O sonho de quatro produtoras rurais de Londrina está prestes a se tornar realidade. Nilsa, Kely, Rafaela e Amélia se uniram para organizar um espaço de referência rural e de valorização de produtores, a feira rural da Parada do Limoeiro, na zona leste. A proposta, que tem apoio da Prefeitura, foi apresentada oficialmente na manhã desta terça-feira (5), no gabinete do prefeito.

A feira vai ser inaugurada no dia 7 de janeiro de 2024, primeiro domingo do mês. O espaço vai atender a população sempre aos domingos, das 8h até às 15h. Os frequentadores vão encontrar no local, além da feira do produtor, artesanatos, quiosque com bebidas, bicicletário e ponto de apoio para praticantes de esportes ao ar livre.

“Vamos fortalecer o turismo dessa área, fomentar a economia local, valorizar o pequeno produtor, incentivar o empreendedorismo feminino, apoiar a cultura e incentivar a prática de esporte ao ar livre”, disse uma das quatro organizadoras, a ‘Nilsa do Queijo’.

Florista e produtora da região do Limoeiro, Deise Lima e Silva explicou que o projeto vai se somar à tradicional Feira do Limoeiro, que também é realizada aos domingos. “O turista terá um leque maior de opções. A Feira do Limoeiro já é tradicional e consolidada, mas não comporta mais todos os produtores regionais. Então a Parada será mais um atrativo em outro ponto, próximo à capela Santo Antônio, e com uma outra proposta."

LEIA TAMBÉM:

= Cidades do Paraná esperam título de Capital Nacional

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, enalteceu o empreendedorismo feminino na construção dessa ação. “Essas quatro comerciantes representam as dezenas de mulheres produtoras rurais batalhadoras que merecem esse destaque."

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) também é parceiro do projeto. O órgão foi representado pela também coordenadora de Turismo do Estado, Terezinha Buzanello Freire. “O nosso turismo rural tem características específicas. Nós já temos um público consumidor de produtos de áreas abertas e nossos turistas buscam produtos diferenciados e que também gerem memória afetiva. Temos muito potencial”, afirmou.

Também participaram da apresentação o vice-prefeito João Mendonça e o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas.(Com informações do N.Com)