A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) irá ampliar o estacionamento regulamentado em Londrina. A partir de sexta-feira (22), o trecho da rua Mato Grosso, entre as ruas Maranhão e Sergipe, (área central), passará a contar com mais oito vagas rotativas. Cinco delas funcionarão das 8h às 18h, enquanto três ficarão reservadas (das 7h às 12h) para as operações de carga e descarga. Nestas, a Zona Azul valerá somente após o meio-dia. Já presentes na configuração atual da via, os espaços destinados a pessoas com deficiência e às motocicletas serão mantidos.

De acordo com o coordenador da Zona Azul, Wellington Marcatti, o propósito da medida é garantir a alternância de usuários em uma área comercial bastante movimentada. “Já havíamos implantado o estacionamento regulamentado na rua Sergipe (entre a Av. Duque de Caxias e a Rua Mato Grosso) e também na Rua Mato Grosso (no trecho entre as ruas Sergipe e Benjamin Constant). Faltava mesmo só esse pequeno trecho”, destacou.

Marcatti explicou que, em função da pequena quantidade de vagas passíveis de regulamentação no local, não foi necessária a contratação de novos trabalhadores nem a instalação de parquímetros na área. Os totens para aquisição de créditos mais próximos estão localizados nas ruas Maranhão e Sergipe, assim como na quadra de baixo da Mato Grosso.

APLICATIVO

O coordenador ressalta que a forma mais fácil de utilizar a Zona Azul é por meio do aplicativo Estacione Legal, lançado em maio de 2019 e disponível para dispositivos Android e iOS. A ferramenta permite que o condutor obtenha créditos através de boleto bancário e pagamento on-line, com a chance de recuperar o período pago e, eventualmente, não utilizado.

Outra possibilidade de obtenção dos tickets é diretamente com os monitores e supervisores que atuam nas ruas ou, ainda, por meio de um cartão de recarga comercializado pelos atendentes. Atualmente, a tarifa para cada hora estacionada é de R$ 1,70.

TOTAL DE VAGAS

Londrina possui aproximadamente 2.470 vagas rotativas, distribuídas principalmente no quadrilátero central, na região do Centro Cívico e na avenida Bandeirantes. O serviço, que emprega cerca de 70 pessoas, é administrado pela Epesmel. A entidade beneficente atua junto a crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1